quarta-feira, 1 de junho de 2011

Caldinho de Feijão com Cachaça

Caldinho de feijão é sempre bem-vindo e essa receita com cachaça espanta o frio prá lá de longe!


Ingredientes:
3 xícaras de feijão
1 folha de louro
100 gr de bacon picadinho
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola média cortada em cubinhos
3 dentes de alho picadinho
1/2 xícara de chá de cachaça
2 colheres de sopa de cheiro verde picadinho
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Molho de pimenta a gosto




Preparo:
Cozinhe o feijão (eu usei o feijão rosinha, mas pode usar o tipo de feijão que quiser, inclusive o feijão preto) limpo e lavado com uma folha de louro, na panela de pressão até ficar bem molinho (40 minutos).
À parte, numa outra panela, coloque o azeite e o bacon até murchar e começar a dourar. Acrescente a cebola e misture até ficar transparente. Junte o alho e misture bem. Quando os temperos estiverem douradinhos coloque uma boa concha de feijão escorrido e machuque os grãos incorporando-os ao tempero.
Acrescente a cachaça e deixe evaporar por alguns minutinhos. Junte o restante do feijão cozido e tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Retire do fogo e transfira para o liquidificador (se necessário acrescente um pouco mais de água). Bata até obter um creme suave, peneire e retorne para a panela. Finalize com o cheiro verde e sirva com o molho de pimenta. 




Esse Caldinho de feijão com Cachaça pode ser servido sozinho, com torradas, com ovos, com linguicinha frita, com pastel, acompanhando um churrasco ou uma carne grelhada; enfim sua imaginação é o limite!

5 comentários: