domingo, 31 de julho de 2011

Molho Bechamel

Molho à base de leite, roux (combinação em proporções iguais de um amido - farinha, maizena -  mais uma gordura - manteiga, azeite) branco, e complementos aromáticos, com sabor e textura cremosa. É um molho de grande importância devido a seu caráter neutro e suave. O resultado do preparo adequado é um molho claro (marfim) e cremoso, sem grumos e bem cozido para não ficar com gosto de farinha. Pode ser preparado com diferentes consistências de acordo com o que será utilizado. Na consistência mais leve serve para base de sopas, na consistência média, para molhos e mais grosso para pratos assados e gratinados.
Ingredientes:
1 litro de leite
50g de manteiga
50g de farinha de trigo
1 cebola piqué pequena (cortada ao meio com 1 folha de louro e 3 cravos espetados) - Ver em Técnicas Culinárias - "Tipos de Cortes e Aromáticos", neste blog
1 pitada de pimenta branca (ou pimenta caiena) moída na hora;
Sal e noz-moscada a gosto

Preparo:
Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente a farinha. Quando a mistura estiver homogênea, adicione o leite frio gradualmente para evitar a formação de grumos. Mexa sem parar e acrescente a cebola piqué. Cozinhe em fogo baixo por mais 30 minutos, mexendo ocasionalmente.Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Quando engrossar ligeiramente, desligue o fogo e coe o molho.



Um comentário: