terça-feira, 5 de julho de 2011

Serviços de Mesa para Almoços e Jantares

Muitas pessoas perguntam qual a forma correta de se colocar uma mesa – a disposição dos talheres e copos, a ordem de serviço, o lado dos guardanapos, tipos de arranjos etc. etc. etc.
Decidi então colocar no blog algumas informações sobre etiqueta e serviço de mesa, modalidades de serviço, tipos de eventos, dicas de decoração, cardápio e bebidas, cálculo de quantidades e muitas outras dicas!
Vou começar pela organização de mesa para jantares e almoços formais e casuais.

Atualmente, os jantares formais são usados em banquetes de casamento ou para receber autoridades; esse tipo de recepção envolve certo cerimonial, mas, se você quiser oferecer um jantar com tudo que tem direito, não se perca, as dicas são essas:
A escolha do estilo de jantar depende da ocasião, dos convidados e principalmente de você mesmo, pois, uma festa é sempre reflexo da personalidade dos anfitriões. 



A luz romântica de velas brilhando sobre cristais e porcelanas são coisas que caracterizam um jantar formal. Caso use castiçais, a chama das velas deve ficar acima do nível dos olhos das pessoas para não ofuscar a visão. As velas só devem ser acesas após escurecer e antes que os convidados sentem-se á mesa.










Os arranjos não podem ser muito altos ou robustos demais para que não atrapalhem a visão dos convidados e as flores não podem ser perfumadas para não prejudicar o olfato durante o jantar. Utilize flores delicadas em arranjos baixos e longilíneos caso a mesa seja longa.


Hoje em dia esse tipo de jantar é servido empratado (cada prato vem feito e decorado, sendo substituído ao longo da refeição), poucas pessoas utilizam o serviço à francesa, onde os empregados levam as travessas até cada convidado para que estes se sirvam. 
O tamanho da mesa determina  o número de pessoas. Antes de colocar pratos, copos e talheres na mesa, limpe-os com uma solução de água morna e vinagre (dão brilho e não mancham).
Embaixo da toalha, coloque um forro de flanela ou feltro, mais curto, para proteger o tampo da mesa. As toalhas devem ter uma queda de 25 cm e entre os pratos, deve haver uma distância de 50 cm para a colocação de copos e talheres.
Coloque os pratos e talheres a uns dois dedos da borda da mesa. Utilize um sousplat embaixo do prato, para a seqüência de troca do serviço.

Os garfos ficam à esquerda do prato e, facas e colheres à direita.
As facas devem ficar com a lâmina para dentro, ou seja, voltadas para o prato.
Os talheres devem estar alinhados em sua base.
Disponha os talheres em ordem de uso, ficando mais distantes do prato, os que serão usados em primeiro lugar; ou seja:
1 – A faca de pão (à direita),  pode ser colocada sobre o pratinho de pão (à esquerda, acima dos garfos), ou totalmente à direita.
2 – Garfo (à esquerda) para uma entrada fria e a colher (à direita), para uma entrada quente (creme ou caldo).
3 – Talheres para peixe (que deve ser servido antes de uma carne ou massa)
4 – Talheres para carne ou massa
5 – Talheres para a sobremesa, que também podem ficar acima do prato - 1ª foto - (as facas de sobremesa são colocadas, quando são servidas frutas ou preparações que necessitem de corte; caso contrário, a colher de sobremesa  faz o papel de talher auxiliar).
O guardanapo deve ter dobras simples, retangulares ou triangulares; As dobras elaboradas estão fora de moda.
Se você estiver recebendo em casa, determine a disposição dos convidados à mesa e um pouco antes de anunciar o jantar, acenda as velas, coloque água nos copos e, caso sirva pão, coloque-os nos pratinhos.


(1) tintos encorpados pedem modelos grandes;
(2) taças estreitas e altas são ideais para espumantes; 
(3) brancos encorpados precisam de modelos de tamanho médio;
(4) este é um dos copos mais comuns, perfeito para tintos leves;
(5) taças menores são indicadas para bebidas licorosas, como o xerez e o vinho do Porto;
(6) uma taça intermediária, ideal para o rose.O copo de água deve ficar exatamente acima da ponta da faca, e os copos de vinho, na seqüência, à direita do primeiro copo; ou seja:
1 – copo para água
2 – copo para vinho branco (sempre menor que o copo de vinho tinto)
3 – copo para vinho tinto
O copo flute, para champagne ou espumante, deve estar totalmente à direita ou, logo atrás, entre os copos de vinho tinto e vinho branco.



Para um jantar formal com uma entrada, uma sopa, uma carne ou massa e sobremesa, a disposição dos talheres é mais simples, naturalmente.
Para um jantar ou almoço mais informal, não é necessário o uso de toalhas, podem-se usar jogos americanos, pois, o serviço será menor e ocupará menos espaço.

Obs. finais:
1) Nunca use guardanapos de papel para um jantar. 
2) Jamais coloque paliteiros na mesa, é um sacrilégio! Coloque-os no seu lavabo ou banheiro de uso de seus convidados e, preferencialmente, fio dental.

2 comentários: