sábado, 9 de julho de 2011

Torta Invertida de Maçã (Tarte Tatin)


A Tarte Tatin é uma torta de frutas típica francesa, inventada, acidentalmente, pelas irmãs Stéphanie e Caroline Tatin na comuna de Lamotte-Beuvron a 173 km de Paris. (Dizem que uma das irmãs colocou a torta para assar sem a massa e quando constataram o erro, colocaram a massa para assar por cima do recheio). A torta se tornou uma clássica sobremesa dos bistrôs franceses.


Há muito tempo eu não fazia essa torta! É adorável!!! 
Ainda morna com sorvete de creme então... É uma verdadeira perdição!!!
Ingredientes:
Recheio:
8 maçãs grandes ou 12 pequenas
120 gr. de manteiga 
100 gr. de açúcar granulado
1 colher de chá de baunilha
Canela em pó a gosto
1 forma de 25 cm de diâmetro
1 folha de papel alumínio
1 chapa de amianto (ou alumínio)
Massa:
1 colher de sobremesa de açúcar
250 gr. de farinha de trigo peneirada
1 pitada de sal
180 gr. de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo
Preparo:
Recheio:
Descasque, tire as sementes das maçãs e corte cada uma em quatro partes (procure cortar em pedaços regulares, da mesma altura). Forre a forma com papel alumínio. Espalhe no fundo da forma 100 gr. de manteiga e 50 gr. de açúcar. Coloque os pedaços de maçã bem juntinhos e apertadinhos preenchendo toda a forma. Se sobrar um pouco de maçã, melhor. Eles podem preencher eventuais espaços que ficarem na forma depois de assados, pois as maçãs encolhem no fogo.
Derreta as 20 gr. de manteiga restantes, coloque algumas gotas de essência de baunilha e espalhe sobre as maçãs. Em seguida, polvilhe os 50 gr. de açúcar restante e a canela.
Ligue o fogo o mais baixo possível. Coloque a chapa sobre a chama e a forma sobre a chapa. Tampe e cozinhe por 45 minutos.
Massa:
Coloque numa tigela o açúcar, a farinha e o sal. Misture bem. Abra um buraco no meio e coloque a manteiga e o ovo. Misture delicadamente, sem bater, com a ponta dos dedos. Não sove a massa. Deixe descansar por 15 minutos.
Abra a massa numa superfície polvilhada com farinha (1,5 cm.). Reserve.
Montagem:
Com as maçãs prontas, coloque a massa sobre as maçãs. Force um pouco para que a massa se encaixe as maçãs e nas laterais também.
Coloque em forno preaquecido (180º C) por 30 minutos. A massa deve ficar dourada e crocante. Deixe esfriar um pouco e desenforme. Vire a torta sobre uma travessa. A massa que estava por cima vai ficar "invertida", ou seja, por baixo. Retire o papel alumínio com cuidado, deixe esfriar totalmente e sirva.


2 comentários:

  1. Simone
    Que linda essa torta. Não tem jeito, vou ter que fazer. Vai entrar na minha lista de 'futuras produções'!

    Aproveito para te convidar para participar na promoção do meu blog.
    Se puder também divulgar, agradeceria demais!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Dé!
    Faça! É uma delícia, além da apresentação bonita!
    Já participei e vou divulgar sim!
    Bjão

    ResponderExcluir