quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Haloween


 A história: (Halloween - nome original na língua inglesa) é um evento tradicional, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido. A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras de Jack O'Lantern (Jack da Lanterna), (originalmente, nabos); e da frase "Gostosuras ou travessuras"(pedidos de doces, de porta em porta), exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas, era um festival do calendário celta, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão.                                                                                                                     A celebração do Halloween tem duas origens que acabaram se misturando:                                                                                                                  
Pagã - celebração celta chamada Samhain(fim de verão), Samhein, La Samon, ou Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en. que tinha como objetivo o culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturasse com o dos vivos. Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite de 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir (Panati). Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco se sabe sobre os druidas, pois não há nada escrito: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram.                                                                                                                       
Cristã - Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar “Todos os Mártires”. Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV (615) transformou um templo romano dedicado aos deuses (panteão) num templo cristão e o dedicou a “Todos os Santos”. A festa era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III(741) mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa fosse celebrada universalmente, ganhou então, a sua celebração vespertina ou vigília, no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual “Halloween”.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses, passando a ser conhecido como o Dia das Bruxas. (várias fontes)
 Suco de uva com cardamomo, noz-moscada e canela. O gelo seco faz o efeito 
"panelão de bruxa"
marthastewart.com
Pina Coloda bem espumosa e muito atraente para os bebedores de sangue! Uiiiii!!!!
marthastewart.com
Ovos Diabólicos temperados com páprica e molho picante...
marthastewart.com
 Uma tigela de sopa de tomate quente vai te deixar fria se olha para trás...
marthastewart.com
 Camarão na Moranga da bbel.uol.com.br
Sand-Witches (queijo grelhado) com Vassouras de Aipo - muito gracioso! 
marthastewart.com

 Olha os docinhos que achei no almanaqueculinario.com.br
 Chapéus de Bruxa - Casquinhas de sorvete e chocolate super graciosos! 
marthastewart.com
 Cheesecake com Ganache de Chocolate. Super bonita e apetitosa!!! 
marthastewart.com
 Disco de Suspiro com Teias de Chocolate
Laranja Jack-o'-lanternas com sorvete 
marthastewart.com
 Laranja com Cubos de Gelatina
 Mais bonito do que assustadores, estes cupcakes cobertos com mini-abóboras de marzipan são o complemento perfeito para distribuir em sua festa 
marthastewart.com
 Do livro da doceira britânica Lily Vanilli, esses cupcakes estão disponíveis na Wondercakes, que tem três endereços em São Paulo 
  Do livro da doceira britânica Lily Vanilli...
 Do livro da doceira britânica Lily Vanilli...
 Bolo de Chocolate e Caramelo. Lindo! 
marthastewart.com
Aranha de Chocolate da notmartha.org

Um comentário:

  1. Adoreiii tudooo
    Seria otimo poder experimentar cada doce desses..
    Mto bom o post

    ResponderExcluir