sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Um pouco sobre Trufas...

Minha querida amiga Cris sabe que adoro trufas! Sendo assim, ela me presenteia com alguns produtos trufados: ano passado ela me trouxe um sal trufado da Itália e este ano, ela trouxe um óleo trufado e mais um catálogo de Alba com várias informações sobre trufas. Decidi então dividir as informações do catálogo com vocês e acrescentar mais algumas coisinhas sobre esse "alimento do amor" ...





Trufa (Tuber borchii Vitt.)
Colheita: de fevereiro a abril 
Características do produto: casca exterior lisa esbranquiçada, polpa de cor marrom com veios brancos. Ela emana um aroma intenso.
Dicas: Use de preferência cozida em fatias finas. Excelente com manteiga e queijo parmesão. 
Antes do uso, lave bem com água corrente.
Método:"Tempo e Armazenamento”: Limpe cuidadosamente as trufas para remover a terra com uma escova de dentes. Embrulhe individualmente em papel toalha para ser substituído a cada dois dias.Fechar em uma jarra de vidro e levar à geladeira até 5 ou 6 dias.
Doses recomendadas: 5 / 10 g. por pessoa. 
Uso:  pratos de massas, omeletes, ovos fritos, carnes etc.

Fresh Trufa de Verão (Tuber aestivum Vitt.)
Colheita: junho-agosto 
Características do produto: Casca externa com grandes verrugas pretas e polpa do branco ao cinza claro com veias numerosas. Colheita no ponto certo de maturação tem um aroma fraco e sabor delicado.
Dicas:  Use picado ou ralado e cozido com cogumelos a gosto e acrescente azeite extra-virgem. Antes do uso, lave bem com água corrente.
Método:"Tempo e Armazenamento”: Limpe cuidadosamente as trufas para remover a terra com uma escova de dentes. Embrulhe individualmente em papel toalha para ser substituído a cada dois dias.. Fechar em uma jarra de vidro e levar à geladeira por até 8-10 dias
Doses recomendadas: 10/15 G. por pessoa 
Uso: Pasta, massas com recheios, recheios de galantinas, ovos fritos, omeletes, torradas quentes, etc.
Classificação de venda: Comercializado inteiro regular ou irregular na forma, em peso: 20/05 g. 20/60 g. e 60 para cima.

parks.it
Trufa branca (Tuber magnatum Pico)
Colheita: outubro-dezembro 
Características do produto: casca externa amarela, lisa e esverdeada, polpa castanho claro a castanho com veias finas claras e numerosas. Ela emana um aroma intenso e delicado 
Dicas: Use-cru ou apenas aquecido em fatias finas. Excelente com manteiga e queijo parmesão. Antes do uso, lave bem com água corrente.
Método:"Tempo e Armazenamento”: Limpe cuidadosamente as trufas para remover a terra com uma escova de dentes. Embrulhe individualmente em papel toalha para ser substituído a cada dois dias. Fechar o frasco e levar à geladeira por até 5 ou 6 dias.
granda.net
Dose recomendada: 5 / 10 g. pessoa 
Uso: massas, arroz, carne crua, salada de cogumelos, omeletes, ovos fritos, omeletes, carnes, torradas quentes, etc.
Classificação de venda: Comercializado inteiro regular ou irregular em forma de peso: 5 / 20 gr. 20/60 gr. e 60gr para cima.



maremma-tuscany.com
Trufa negra (Tuber melanosporum Vitt.)
Colheita: dez.-fev. 
Características do produto: casca exterior preta, áspera e rugosa com a polpa preta e arroxeada quando madura, com veios brancos numerosos. Exala um aroma agradável e sabor delicado combinadas com uma característica que torna as trufas negras muito apreciadas.
Dicas: Use picada ou ralada, cozida ou como um enfeite com a adição de azeite extra-virgem. Antes do uso, lave bem com água corrente.
Produto fresco deve ser usado o mais rapidamente possível.
Método:"Tempo e Armazenamento”
Limpe cuidadosamente as trufas para remover a terra com uma escova de dentes. Embrulhe individualmente em papel toalha para ser substituído a cada dois dias. Fechar em uma jarra de vidro e levar à geladeira por até 10 ou 15 dias
Doses recomendadas: 10 / 15 g. por pessoa.
Uso: Pasta, risoto, massas com recheios, recheios de galantines, ovos fritos, omeletes, carnes, torradas quentes, etc.
Classificação de venda: Comercializado inteiro regular ou irregular em forma de peso : 5 / 20 gr. 20/60 gr. e 60 gr e para cima. (fonte:truffle.it)
Alguns Produtos com tartufo:

truffle.it
Macarrão Catria
Ingredientes:
(4 pessoas):
100 gr de trufa branca
400 gr de macarrão
100 gr de manteiga
100 gr de queijo pecorino ralado
Sal a gosto
Preparo
Ferva o macarrão com um caldo de carne suave. Escorra e misture numa frigideira com manteiga derretida ligeiramente âmbar. Acrescente o queijo pecorino ralado, a metade da trufa branca, cortada em lascas. Adicione o sal, misture delicadamente e polvilhe com a outra metade das fatias de trufa branca. Sirva imediatamente.
1.bp.blogspot.com/ revistatravessias.com
uol.com.br/folha /truffle.it


5 comentários:

  1. Si, ficou ótimo!!! E deu água na boca....

    ResponderExcluir
  2. Super bem explicado!!!PARABÉNS!
    Bel

    ResponderExcluir
  3. E’ possivel comprar a trufa Branca fresca tambem no Brasil agora, tem um Emporio em SP que se chama Emporio Tartuffi que a vende!

    ResponderExcluir
  4. Onde fica? Deve ser só por encomenda pq a perda é grande, além da importação...

    ResponderExcluir
  5. Sim è por encomenda, fica em SP! Entregan em sua casa, nao tem loja fisica!

    ResponderExcluir