quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Bûche de Noël

loveofthegoddess.blogspot.com

A história da “Yule log” ou "Bûche de Noël" tradicional remonta ao século XII. Segundo o costume, na véspera de Natal arrumava-se um bom pedaço de madeira que era queimada na lareira. O pai, mãe ou filhos, dependendo da região, eram responsáveis por regar o "log" de vinho, óleo e sal antes de colocá-la no fogo. As cinzas, segundo eles, protegiam a casa e afastava os maus espíritos por todo o ano. Com a chegada de caldeiras e outros tipos de aquecimento no século XIX, o enorme tronco de madeira foi substituído por menores e depois por pinheiros. Decorado com velas e vegetação, tornou-se um item de decoração para a mesa de Natal, tornando-se então, uma deliciosa sobremesa. Cada ano, o mercado oferece mil e uma variações do tradicional “log”, com novas cores, sabores e formas. Os padeiros são cada vez mais originais e criativos:
Log-in trufa negra: biscuit macio com amêndoas torradas, creme de mascarpone com trufa negra e trufa negra fresca ralada antes de servir. Pierre Hermé.
O log-barroco: pão-de-ló de castanhas, macio, praliné crocante, castanha cremosa rodeada por uma mousse de chocolate. Fauchon
O log de sabor tradicional: bolo de gengibre, figos, damascos, creme e praliné de chocolate escuro com crisp. Jadis et Gourmande.
A Log-Lenôtre Lagerfeld: Dacquoise com pó de gengibre, amêndoas e avelãs, compota de laranja, chocolate, torta de damasco e molho de laranja. Lenôtre
O log Yule, embora um pouco longo para se preparar - uma média de uma hora de preparação e de várias horas de refrigeração - é fácil de fazer. E o que é um prazer de dizer "Eu é que fiz isso!" Escolha a receita que você mais gosta e divirta-se!
Mais sugestões para o recheio:doce de leite, creme de castanhas, sorvetes. creme de manteiga, todinho de chocolate...
Eu, escolhi de café. ADORO!!!
http://www.magic-recettes.com

Grau de dificuldade: Iniciante
Tipo de prato: Sobremesa
Número de pessoas: 8
Tempo de cozimento: 8-12 minutos (bolo) + 10 minutos (ganache)
Refrigeração: mínimo de 6 horas


Ingredientes: 
Massa:
7 gemas de ovos 
4 claras 
80 g de açúcar refinado 
40 g de farinha + um pouco
40 g de amido de milho
1 pitada de sal 
papel manteiga
Calda
100 g de açúcar de confeiteiro
10 cl água
1 / 2 xícara de café expresso
1/2 colher de chá de extrato de café
Ganache de café
400g de chocolate rico em cacau
30 cl creme de leite fresco
50 g de manteiga amolecida
1 xícara de expresso
1 colher de chá de extrato de café
Decoração
Grãos de café
Raspas de chocolate
Prepare a calda: Coloque o açúcar e a água em uma panela e leve para ferver em fogo médio até forma uma calda média. Não deixe ficar marrom. Retire do fogo e junte o café e o extrato de café, misture e deixe esfriar. 
Preaqueça o forno (210 ° C). 
Prepare o bolo: Em uma tigela, bata as gemas com 60 g de açúcar de confeiteiro até que a mistura fique esbranquiçada. Bata as claras em neve até ficarem firmes incorporando o restante do açúcar para finalizar. Misture 2 colheres de sopa de claras de ovos à mistura de gema-açúcar. Misture a farinha, o amido e o sal. Peneire e incorpore, às colheradas com a mistura de gemas/claras, alternando com mais colheres de sopa de claras batidas. Numa forma retangular de 30x40 cm forrada de papel manteiga, despeje a massa por camada. Asse no máximo 08/12 minutos, sem deixar o pão-de-ló ficar seco. Retire do forno, vire sobre um pano limpo e úmido, retire o papel manteiga, em seguida, regue com o xarope de café. Enrole o bolo no sentido do comprimento e mantenha envolto na toalha até que esteja completamente resfriado. 
Prepare o ganache de café: Em uma panela pequena, leve o creme de leite ao fogo até ferver. Retire do fogo e adicione o extrato de café e o café; reserve. Quebre o chocolate em pedaços em uma tigela e aqueça até derreter suavemente em banho-maria. Misture até obter uma massa lisa e retire do fogo. Adicione a manteiga amolecida à temperatura ambiente e misture bem. Coe o creme em espera, então lentamente despeje na superfície do chocolate. Misture rapidamente com um batedor de ovos para obter um creme liso e brilhante. Deixe esfriar para firmar. Quando o bolo estiver frio, desenrolá-lo e espalhar dois terços da camada de ganache de café. Enrolar novamente, como rocambole e colocar a emenda para baixo. Leve à geladeira por 6 horas no mínimo para que o ganache endureça e para amalgamar todos os perfumes. Após este período, prepare cobertura: Aqueça lentamente o restante da ganache para amaciar, mexendo suavemente. Cubra o “log” usando uma espátula de metal flexível e decore com grãos de café e chocolate, pressionando ligeiramente. Sirva gelado.
indyweek.com



terça-feira, 29 de novembro de 2011

Christmas cake pops

Esses bolos no palito fazem a alegria da criançada! Super fácil de fazer e delicioso de comer!
taste.com.au
(Rendimento: 28 pops) 

Ingredientes:
125g de manteiga, amolecida
3/4 de xícara (155g) de açúcar mascavo
2 ovos
1 xícara (150g) de farinha com fermento
1/4 de xícara (30g) de cacau em pó, peneirado
100g de cream-cheese, amolecido
1 xícara (150g) de açúcar de confeiteiro
375 gr de chocolate ao leite derretido
2 colheres de chá de óleo
100g de chocolate branco derretido
Confeitos prateados, para decorar
30 palitos de pirulito

Preparo:

Preaqueça o forno a 180 ° C. Unte uma assadeira de bolo redonda de 20cm. Coloque na batedeira a manteiga e o açúcar. Bata até ficar pálido e cremoso. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição. Adicione a farinha, o cacau e mexa bem. Coloque na forma preparada e alise a superfície. Asse por 35-40 minutos ou até que com um palito inserido no centro, este saia limpo. Transfira para uma gradinha para esfriar completamente.
Quebre o bolo e coloque em um processador de alimentos até que a mistura se assemelhe a migalhas finas. Transfira para uma tigela.
Misture o cream cheese e o açúcar de confeiteiro no processador de alimentos até ficar homogêneo. Adicione às migalhas do bolo e mexa até misturar bem.
Forre uma assadeira de com papel manteiga. Forme bolas com o auxílio de uma colher de sopa e coloque no tabuleiro preparado. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 4 horas ou até ficar firme.
Coloque o chocolate ao leite para derreter em uma tigela refratária sobre uma panela semi-preenchida com água fervente. Mexa até que o chocolate derreta. Adicione o óleo vegetal e misture.
Mergulhe a ponta de uma palito “lollypop”(para pirulito) no chocolate, em seguida, insira em uma bola. Voltar para a bandeja. Repita o procedimento com as bolas restantes. Reserve por 5 minutos ou até endurecer.
Agora, mergulhe as bolas de bolo, uma a uma, no chocolate derretido, voltando para a assadeira. Bata suavemente no lado da tigela para remover o excesso de chocolate. Insira o pop bolo no isopor para ficar de pé. Reserve por 30 minutos até secar bem.
Coloque o chocolate branco para derreter em uma tigela refratária sobre uma panela semi-preenchida com água fervente. Mexa até que o chocolate derreta. Espere 5 minutos para esfriar um pouco. Com uma colher, coloque um pouco do chocolate derretido sobre o topo de cada bolo pop, permitindo que desça pelas laterais levemente. Polvilhe com um pouquinho do confeito prata para decorar. Voltar à base de isopor para definir completamente.
A árvore pode ser moldada com as mãos, mergulhada em chocolate tingido e retocado por pincel, para dar o efeito áspero. A estrela e as bolinhas são de confeitos comprados prontos.
greenwala.com
O boneco de neve é mergulhado no chocolate branco. No nariz e olhos são utilizados confeitos e para desenhar as pupilas e a boca, foi utilizada uma caneta de alimentos. O chapéu pode ser feito em moldes de copinhos com base recortada por um pequeno aro.
greenwala.com
Mergulhada em chocolate escuro e decorada por confeitos com acabamento feito por caneta de alimentos.
greenwala.com
O chapéu pode ser moldado como a árvore e mergulhado em chocolate tingido. O pompom é feito de chocolate branco, assim como a base que depois é fartamente revestida por açúcar cristal.



segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Christmas Pudding

Originalmente, o pudim de Natal é feito com um mês de antecedência para que os sabores possam se misturar e se integrar. A receita básica do pudim pode ser mudada e adaptar-se ao seu paladar. Por exemplo, use ameixa, figo e/ou damasco seco. Gengibre e abacaxi cristalizados são opções interessantes. Pingue algumas gotas de óleo de amêndoa amarga, mas com cuidado para o sabor não predominar.
Sobremesas e suas Técnicas
Ingredientes:
350 gr de groselha
250 gr (cada) de uva passa branca e uva passa preta
100 gr de casca de laranja e limão cristalizados bem picadinhos
Raspas e suco de uma laranja
100 gr de amêndoa moída
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de noz-moscada
1 colher (chá) de especiarias
150 gr de açúcar mascavo
250 gr de suet * (gordura picada)
200 gr de migalhas de pão fresco
150 gr de farinha de trigo
2 ovos
100 ml de cerveja preta
4 colheres (sopa) de conhaque ou rum
2 colheres (sopa) de melado
Preparo:
Unte duas formas de 1 litro. Corte dois círculos de papel manteiga e papel alumínio grandes o suficiente para cobrir as formas. Misture a groselha, as uvas passas, as cascas cristalizadas, a raspa de laranja, a amêndoa, as especiarias, o mascavo e a gordura numa tigela grande. Incorpore as migalhas de pão e a farinha. Em outra tigela, bata os ovos, junte a cerveja, o suco de laranja, o melado e o conhaque. Misture então, os ingredientes secos aos líquidos. Divida a massa nas duas formas apertando bem. Cubra com o papel manteiga e o papel alumínio, fechando bem as bordas para impedir a entrada de vapor. Cozinhe em banho-maria por 6 horas, pondo mais água quando necessário. Retire os papéis, cubra com papel toalha e deixe esfriar. Ponha uma nova folha de papel manteiga e papel alumínio. Embrulhe bem em sacos de polietileno e guarde na geladeira. Antes de servir, cozinhe em banho-maria por mais duas horas. Rende dois pudins com 8 porções cada.
Sobremesas e suas Técnicas
*Suet = Sebo. É a gordura dura de todo o rim de vacas e ovelhas. Não confundi-la com a gordura de outras partes do animal que podem ser vendidos como sebo, mas não tem as mesmas propriedades.
 Não estranhem a gordura no pudim, ela se faz necessária, pois, tem um alto ponto de fusão. Ela tem um lugar titular em pudins e crostas quando a massa começa a definir, e muito depois, quando outras gorduras teriam derretido. Como resultado, a estrutura do pudim é definida pelo tempo que o sebo leva para derreter, deixando milhares de buracos de ar minúsculos que dão ao pudim uma textura suave. Além disso, o sebo, que não tem nenhum sabor de carne, dá um sabor rico. A substituição por manteiga ou qualquer outra gordura, especialmente em um pudim cozido no vapor, simplesmente cria um prato pesado e gorduroso.

domingo, 27 de novembro de 2011

Cupcakes de Natal

Esses cupcakes de Natal podem ser uma boa idéia de lembrancinhas para amigos, vizinhos, visitas inesperadas. Basta envolvê-los em celofane transparente e amarrar com fitinhas. Fáceis de fazer podem enfeitar a mesa de Natal, a mesa de sobremesas e doces, os pratos de cada convidado.
Tempo de preparação 60 minutos
Tempo de cozimento 30 minutos
Rendimento: 12

bbcgoodfood.com
Ingredientes:
125g de manteiga
100g de açúcar mascavo
1 colher de chá de raspas de casca de laranja
2 ovos
500g de frutas secas mistas
60g de nozes picadas
80ml de suco de laranja fresco
75g de farinha de trigo combinada e peneirada
75g (1 / 2 copo) farinha de trigo peneirada
1 / 2 colher de chá de especiarias misturadas

2.bp.blogspot.com
Preparo:
Preaqueça o forno a 170 ° C. 
Forminhas: Linha twelve 80 ml (1/3-copo)
Na batedeira coloque a manteiga, o açúcar e casca de laranja. Bata até ficar um cremoso e pálido.
Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição.
Misture as frutas secas, nozes e suco de laranja.
Misture a farinha combinada e as especiarias.
Com auxílio de uma colher, preencha as forminhas até quase a metade. Asse por 30 minutos ou até que os bolinhos estejam firmes ao toque.
Retire do forno e reserve por cinco minutos para amornar antes de transferir para uma grade para esfriar completamente.
Enfeite com pasta americana, confeitos, cerejas, merengues coloridos, pastilhas, etc.
Obs: Guarde os cupcakes em um recipiente hermético por até 4 dias.
Receita extraída de homemade-recipes.blogspot.com, testada e aprovada.

channel4.com

sábado, 26 de novembro de 2011

Biscoitinhos Decorados

Até o visual do blog entrou em clima de Festas!
Mãe doentinha e eu, única filha mulher...
Resultado: Impossibilitada de estar com vocês durante todo esse período!
E depois de tanto tempo, só poderia voltar com TODAS as receitinhas de biscoitinhos!!!
Biscoito Integral
(15 biscoitos)
Ingredientes:
100 gr de manteiga sem sal
75 gr de açúcar mascavo
1 ovo
50 gr de castanha de caju moída
1 colher (chá) de café instantâneo dissolvido em 2 colheres de chá de água fervente
100 gr de farinha de trigo integral
25 gr de farinha de aveia
1 colher (chá) de fermento em pó
Cortadores de biscoitos
Açúcar cristal
1 clara
Preparo:
Bata a manteiga com o açúcar, acrescente o ovo e continue batendo. Junte os ingredientes restantes, misturando para obter uma massa homogênea. Abra a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha e corte com os cortadores de sua preferência (sugiro estrelas ou meia-lua) Passe a clara sobre os biscoitos e polvilhe o açúcar. Coloque numa assadeira untada e asse a 190º C por aproximadamente 20 minutos. Retire da assadeira e deixe esfriar sobre uma grelha.

Biscoitos de castanhas
(20 biscoitos)
Ingredientes:
Para a massa
250 gr de castanha-do-pará
6 colheres (sopa) de açúcar
2 ovos
1 colher (sopa) de farinha de rosca
1 colher (chá) de canela em pó
3 gotas de essência de amêndoas
Cortadores de biscoitos
Para o glacê
Açúcar de confeiteiro
Água
Anilinas coloridas
Para a decoração
Confeitos
Açúcar cristal colorido
Pastilhinhas
Chocolate granulado
Preparo:
Misture bem todos os ingredientes da massa até que ela fique homogênea. Abra sobre uma superfície enfarinhada e corte os biscoitos com os cortadores em formatos diversos. Leve ao forno preaquecido, em assadeira untada, cerca de 15 minutos. Prepare o glacê (açúcar com a água), divida em vários potinhos e tinja cada parte com uma cor. Cubra os biscoitinhos com as cores desejadas e decore com os confeitos sugeridos.
Biscoito de Manteiga
(15 biscoitos)
Ingredientes:
Para a massa
110 gr de manteiga
50 gr de açúcar
160 gr de farinha de trigo
Cortadores de biscoitos
Para o glacê
1 clara
Açúcar de confeiteiro
Gotas de suco de limão
Anilinas coloridas
Para decorar (as mesmas sugestões da receita anterior)
Preparo:
Para a massa
Bata o açúcar com a manteiga até obter um creme esbranquiçado (não bata, além disso, para os biscoitos não ficarem quebradiços)
Junte a farinha de trigo, misturando sem bater. Abra a massa e corte os biscoitos com os cortadores desejados. Asse em forno moderado por 15 minutos. 
Para o glacê
Bata a clara em neve, junte o açúcar até dar o ponto de glacê e pingue o limão. Separe em várias partes e tinja com a anilina colorida. Tinja os biscoitos e decore com os confeitos.

Biscoito de Especiarias
Ingredientes:
100 gr de manteiga sem sal
50 gr de açúcar mascavo
175 gr de farinha de trigo integral
1/4 de colher (chá) de canela em pó
1 pitada de noz-moscada
Leite suficiente para dar liga
Papel de risco
Palitos
Preparo:
Copie vários moldes pequenos, com motivos natalinos. Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte a farinha de trigo misturada com a canela e a noz-moscada. Se necessário, acrescente um pouco de leite para dar liga. Abra a massa com um rolo sobre superfície enfarinhada e recorte os biscoitos, colocando o desenho por cima e perfurando a volta com um palito (para marcação). Asse em forno médio por 15 minutos, em assadeira ligeiramente untada com manteiga. Deixe esfriar sobre uma grelha. Para a cobertura, misture o açúcar com a água, até obter uma pasta consistente que possa ser espalhada sobre os biscoitos. Divida em partes e tinja cada parte com a cor desejada. Pinte os biscoitos e decore.
Biscoito de Mel
(90 biscoitos)
Ingredientes:
175 gr de mel
50 gr de açúcar
50 gr de manteiga sem sal
1 ovo
2 colheres de sopa de água
½ colher (café) de essência de limão ou 1 colher (sopa) de casca de limão ralada
1 colher (sopa) de cacau
1 colher (chá) de canela
1 pitada de cardamomo
1 pitada de cravo em pó
150 gr de amêndoas moídas
50 gr de laranja cristalizada
150 gr de amêndoas
100 gr de cerejas
100 gr de açúcar dissolvido em ½ xícara de água, para pincelar
Cortadores em forma de estrela ou coração.
Preparo:
Leve ao fogo o mel, o açúcar, a manteiga e a água e, quando começar a ferver, retire do fogo. Em outro recipiente misture a farinha, o fermento, o cacau, a canela, o cravo, o cardamomo, as raspas de limão, as laranjas e as amêndoas moídas. Acrescente a mistura de mel e o ovo ligeiramente batido. Misture bem, abra a massa com um rolo e corte com os cortadores. Coloque numa forma forrada com papel manteiga e asse em forno preaquecido a 160º C por 15 minutos. Leve o açúcar e a água ao fogo até dar o ponto de calda rala e pincele os biscoitos já assados. Decore com cerejas, amêndoas e passas.

Biscoitos de estrelas
(40 biscoitos)
Ingredientes:
Para a massa
250 gr de farinha de trigo
3 colheres (café) rasas de fermento em pó
60 gr de glaçúcar
1 pacote de açúcar vanile
1 pitada de sal
5 gotas de essência de limão
1 gema
3 colheres (sopa) de leite
100 gr de manteiga
Para glaçar
1 clara
1 colher (café) de suco de limão
1 colher (sopa) de água quente (se necessário)
125 gr de glaçúcar
Preparo:
Peneire a farinha de trigo e o fermento juntos, sobre uma mesa. Faça uma cova no centro e coloque o glaçúcar, o vanile, o sal, a essência, a gema, a manteiga e o leite. Trabalhe a massa até obter um mingau grosso. Forme uma bola e trabalhe rapidamente. Se a massa ficar mole, leve à geladeira por alguns minutos. Abra sobre a mesa enfarinhada e corte com o cortador. Coloque numa assadeira untada e leve ao forno preaquecido a 175º C durante 10 minutos. Misture os ingredientes do glacê e passe sobre os biscoitos já frios.

Amanhã tem mais!!!