sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Salmão com Molho de Maracujá

Hoje no jantar...
Perfeita combinação!
Ingredientes:
500 gr de salmão
1 cebola grande fatiada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Folhinhas de tomilho fresco (opcional - eu adoro)
400 gr de polpa de maracujá integral congelada
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de manteiga integral sem sal gelada
Preparo:
Numa forma forrada com papel alumínio, coloque metade das cebolas fatiadas, o salmão temperado com sal e pimenta-do-reino, a outra metade das cebolas fatiadas por cima do salmão, metade do suco de maracujá e o azeite.
Feche o alumínio como um envelope e leve para assar em forno preaquecido 200º C, por 15 minutos. Depois abra o envelope, retire parte das cebolas e do caldo que se formou colocando numa panelinha. Reserve. Volte o salmão descoberto ao forno por mais 15 minutos.
Enquanto isso prepare o molho levando a panelinha ao fogo com o caldo reservado, as cebolas, o restante do molho de maracujá e o açúcar. Reduza pela metade, processe o molho e volte ao fogo até que  toda a espuma. Finalize com a manteiga integral, retirando do fogo e mexendo vigorosamente.
Divida o salmão ao meio, sirva com o molho de maracujá e purê de batatas.


Para acompanhar, bebemos um vinho francês: Domaine de Lischetto Chardonnay 2008

Localizado entre o mar e a montanha, este terroir possui solos com leves inclinações  que possibilitam absorver os primeiros raios de sol da manhã. Um terroir excepcional para um grande vinho.
Composição: Chardonnay (100%) Safra 2008 Graduação alcoólica 12%. Este vinho tornou-se uma referência entre os vinhos Chardonnay da Córsega. Vinificação:
Colheita meticulosamente selecionada e fermentação a temperatura baixa. Amadurecimento sur lies fines (borras finas) durante dois meses e engarrafamento precoce, é feito sem passagem por carvalho. Nariz bastante intenso, sem ser enjoativo. Notas de abacaxi, casca de limão e leve amendoado. Textura untuosa, álcool potente, mas bem balanceado pela acidez e corpo. Final agradável com leve herbal. Tem também um toque mineral, (em razão da proximidade do vinhedo com o mar), fresco, elegante e de boa persistência. Acompanha: peixes com molho ou assados, carnes brancas em geral, queijos como o de cabra ou ainda apenas como aperitivo.


Características da uva chardonnay:
Livro - Vinho e Comida



2 comentários:

  1. Que delícia de receita, eu amo salmão.
    Tuca

    ResponderExcluir
  2. O salmão está lindo!
    Lu

    ResponderExcluir