segunda-feira, 26 de março de 2012

Picadinho do Interior

Tem picadinho carioca, picadinho paulista e aqui, o picadinho do interior (paulista)! Normalmente, nos picadinhos as carnes são cortadas na ponta da faca (ou seja, em minúsculos cubinhos), aqui usei carne moída mesmo. 
Precisava de uma comidinha bem saudável, com pouco óleo. Com o Dato operado da vesícula, investiguei as restrições alimentares. De repente apareceu um nº enorme de pessoas com problemas de vesícula, achei que seria interessante informar! 
Antigamente a cirurgia para vesícula era indicada somente para pessoas que se encontravam em crise, hoje em dia, muitos médicos operam mesmo fora da crise, para evitar uma possível crise futura. 
Devem ser evitados determinados alimentos para facilitar a digestão, como:
- leite integral, queijo amarelos e requeijão
- chocolate, biscoitos, massa folhada
- manteiga e qualquer outra gordura animal
- caldo de carne, molhos prontos
- carnes gordas como costeletas, linguiça, mocotó carne de pato ou ganso
- miúdos como fígado, coração, rim ou moela
- nozes, castanhas, amêndoas, amendoim
- atum, salmão ou sardinha fresco ou enlatado.
- bebidas alcoólicas
Adotar uma alimentação  natural composta de saladas cruas e frutas frescas é uma atitude excelente para prevenir futuras crises. 
Durante um dia inteiro tome apenas água mineral sem gás, 100 ml a cada hora. Isso vai permitir que a vesícula relaxe reduzindo assim a infamação e a sensação dolorosa. O óleo de rícino é um ótimo remédio caseiro para os cálculos na vesícula. Tome 1 colher de óleo de rícino 1 vez ao dia antes de deitar. Para potencializar o tratamento faça um chá de folhas de alface e beba 2 vezes ao dia.
Basta picar uma folha grande e fresca de alface e colocá-la numa chávena. Cubra com água fervente, deixe descansar por 10 minutos, devidamente tampada. Coe e beba a seguir.
Bem, como meu marido já foi operado, mas ainda sobrou uma pedrinha pelo caminho... A dieta continua e aqui está a receitinha básica de picadinho saudável:
Ingredientes:
1 colher de sopa de azeite
500 gr de carne moída (ou picada na ponta da faca) - usei patinho
1 cebola bem picadinha
3 dentes de alho bem picadinhos
1/2 pimentão vermelho picadinho
1 tomate maduro picadinho
1 batata grande cortada em cubinhos
1/2 abobrinha cortada em cubinhos
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Orégano a gosto
2 galhinhos de tomilho fresco
500 ml de água fervente
Preparo:
Em uma panela aqueça o azeite e frite a carne em fogo alto, mexendo de vez em quando, por mais ou menos 5 minutos. Acrescente a cebola e o alho e mexa bem. Junte o tomate e o pimentão e mexa por mais alguns minutinhos. Coloque a batata e os temperos, junte a água e cozinhe, tampada, por alguns minutos. Quando a batata estiver quase molinha, acrescente a abobrinha e finalize o cozimento. Ajuste os temperos. A carne deve ficar úmida (com um molhinho). Sirva com arroz branco.

Um comentário:

  1. Ai, quer coisa mais gostosa do que um bom picadinho e esse seu...hummmmm
    Terê

    ResponderExcluir