quarta-feira, 25 de abril de 2012

Arancini, o Bolinho de Arroz Italiano


Arancini ou arancine são bolinhos de arroz fritos, revestidos com pão ralado (f. de rosca), originário da Sicília no século 10. Geralmente são preenchidos com ragu: (molho de carne com molho de tomate, mussarela, e / ou ervilhas).
Há um número de variantes locais que diferem em recheios e forma. O nome deriva do formato, tamanho e cor, que é a reminiscência de uma laranja (em italiano, a palavra para laranja é Arancia , e arancina significa "laranja pequena").
Muitos cafés também oferecem arancini con burro (manteiga), ou arancini especiais, como arancini con funghi (cogumelos), con pistacchi (pistache), ou con melanzane ( berinjela ).

Ingredientes:
Para o risoto
50 gr de manteiga integral sem sal
1 cebola pequena bem picadinha
200 gr de arroz arbóreo
50 ml de vinho branco seco
1 litro de caldo de galinha
Base do Bolinho
1 ovo
20 gr de queijo parmesão ralado
1 pitada de noz-moscada
Recheio
20 gr de manteiga integral sem sal
1 cebola pequena bem picadinha
100 gr de cogumelos Paris
10 gr de funghi seco
20 gr de presunto picado
20 gr de mussarela em cubinhos
30 ml de vinho branco seco
Sal e pimenta-do-reino a gosto
10 gr de farinha de trigo
Para Empanar
200 gr de farinha de rosca
2 ovos
1/2 litro de óleo para fritar
Preparo:
Coloque a manteiga e a cebola numa panela em fogo baixo e mexa até ficar transparente. Acrescente o arroz e mexa por mais alguns minutos. Junte o vinho e deixe que evapore mexendo sempre. Aumente o fogo e adicione o caldo de galinha concha a concha, mexendo até alcançar o ponto de risoto, deixe um pouco mais seco.
Separadamente, bata o ovo com a noz-moscada e o parmesão ralado, misture bem ao arroz, coloque em um prato e deixe esfriar.
Hidrate o funghi em 50 ml de água morna, não dispense a água que será utilizada posteriormente.
Numa panela, em fogo baixo, coloque a cebola e a manteiga até ficar transparente, acrescente o presunto, o funghi picado e os cogumelos paris picadinhos. Tempere com sal, pimenta, coloque o vinho e deixe evaporar. polvilhe a farinha e acrescente a água reservada do funghi. Cozinhe por alguns minutos e resfrie o recheio.
Para fazer os bolinhos, coloque uma colherada de arroz na palma da mão, faça um buraco no centro, preencha com o recheio e um cubinho de mussarela, feche e enrole formando uma bolinha.
Empane as bolinhas na farinha de rosca, passe no ovo batido e novamente na farinha de rosca. Frite em óleo quente e sirva.





5 comentários:

  1. Linkicha - Ótimos Links! Um novo agregador de links na internet: www.linkicha.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu já provei com recheio de queijo e tomate seco. Realmente é uma delícia.
    Parabéns pelo blog, é fantástico.
    Silvia

    ResponderExcluir
  3. Que receita maravilhosa. Entrei pelo ocioso, pois, não conhecia seu blog e adorei visitá-lo.
    Cândida

    ResponderExcluir
  4. Eu queroooooooooooooooooooooo! Deu água na boca. Também entrei pelo ocioso e simplesmente AMEI seu blog.
    É d+
    Lola

    ResponderExcluir
  5. Vi o seu link em uma postagem do ocioso, pois é, eu tinha um blog e usava o ocioso como agregador, a politica para entrar é tensa, e demora uns 3 dias para aprovar sua link, e alem disso todos que pagam são mais favorecidos. Então, eu sou programador a 5 anos e resolvi fazer um agregador totalmente gratuito, que todas postagens parecem no topo, pois a cada recaregamento de página a ordem de postagens muda, e onde você mesmo gerencia seus links, ou seja, um portal de links que você gerencia, é fácil de usar, é so criar um conta em www.flowit.com.br/meuslinks e você já pode começar a utilizar, você pode postar quantos links quiser, é totalmente ilimitado, confira é comprove: www.flowit.com.br

    ResponderExcluir