segunda-feira, 30 de abril de 2012

Com sol ou com Chuva, no Campo, no seu Jardim, na sua Varanda ou dentro de Casa: Amanhã é dia de Piquenique!


Tarsila do Amaral

O trabalho surgiu como forma de libertação e não de sacrifício do ser humano!
Um pouco da história - No dia 1 de Maio de 1886 realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos EUA, que tinha por finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. Estes acontecimentos ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket. Três anos mais tarde,em Paris, na mesma data, escolhida como homenagem às lutas sindicais de Chicago ocorre nova manifestação com o mesmo objetivo . Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersa pela polícia resultando em novo drama. Meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais. A 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama feriado no dia 1 de Maio. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional e este exemplo é seguido por muitos outros países. No Brasil, a movimentação operária tinha se caracterizado por possuir influências do anarquismo e mais tarde do comunismo, mas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, ela foi gradativamente dissolvida e os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo. A propaganda trabalhista de Vargas,sutilmente,transforma um dia destinado a celebrar o trabalhador no 1 de maio.
Monet



Na França do século XVII,o pique-nique era uma refeição na qual cada um levava sua parte.Outros historiadores sustentam a tese de que os primeiros piqueniques surgiram na Inglaterra, inicialmente realizados em caçadas e depois celebrados como festas. Nestas reuniões cada convidado levava um prato de comida, podendo ser doce ou salgado.



Ainda se lembra de como é um piquenique campestre?
Nada melhor do que estender uma toalha xadrez no gramado e passar o dia de trabalho na preguiça!
Sanduíches, frios, queijos, tortas, frutas, bolos, docinhos, sucos, refrigerantes e um bom vinho! Tudo muito bem acondicionado.
Guardanapos, sacos de lixo, copos, talheres e pratos podem ser descartáveis. Curta, relaxe e aproveite o seu dia!
E se o tempo não estiver bom crie um clima dentro de casa.
No lugar de toalhas, caminhos de mesa amparam pratos, talheres, copos e serviço de café, deixados para os convidados se servirem.
Utilize uma mesa de apoio para os pratos quentes, temperos, saladas.
Em outro canto, uma tina para bebidas geladas
E cestas de piquenique abertas com os lanchinhos da tarde ( bolos e biscoitinhos).
Casa e Jardim
Pronto! Seu clima de piquenique está perfeito, vamos partir agora, para as sugestões de receitas:
Saladinha de frutas com Cereais -
alkalinesisters.com





Chove? Quer servir um caldinho no final da tarde? Sirva em divertidas canequinhas.
Casa e Jardim



2 comentários: