quinta-feira, 19 de abril de 2012

Crepe de Banana com Calda de Damasco

Eu sou definitivamente louca por crepes de qualquer sabor ou forma: recheados com frutas, chocolate, cremes e guarnecidos por compotas, caldas diversas, sorvetes... Uma infinidade de opções! E demorou hein?
Ingredientes:
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (chá) de casca de limão ralada
1 e 1/2 xícara (chá) de leite integral
3 ovos
3 colheres (sopa) de manteiga derretida
Preparo:
Peneire os ingredientes secos, junte a raspa de limão e reserve. Bata os ovos no liquidificador, acrescente a mistura (farinha, sal e raspa de limão). Adicione o leite e a manteiga derretida aos poucos. A massa deve ter consistência cremosa, mas rala. Leve uma frigideira pequena de teflon ao fogo e prepare os discos dourando dos dois lados. Se necessário unte com um pouquinho de manteiga ou óleo. Reserve os discos e prepare o recheio.
Rende mais ou menos 20 crepes.
Recheio e Calda
Ingredientes:
12 bananas
1/2 colher de manteiga para grelhar cada banana
Açúcar a gosto
1 pote de geleia de damasco
2 colheres (sopa) de manteiga
120 ml de rum
Canela em pó
Preparo:
Em uma frigideira aquecida, coloque um pouco de manteiga e grelhe as bananas cortadas ao meio no sentido do comprimento. Ponha metade de cada banana em cada disco de crepe. Polvilhe com açúcar e dobre ao meio ou em leque (quatro).
Leve ao fogo as outras duas colheres de manteiga com a geleia de damasco e o rum, misturando sempre até dissolver. Retire do fogo e adoce, se necessário.
Guarneça as panquecas com a calda, decore com as fatias de banana restantes e polvilhe canela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário