domingo, 22 de abril de 2012

Lombo de Porco assado com Pêssegos em Calda



Essa é uma receita adaptada do Jamie Oliver. A diferença é que ele não marina o lombo e não tampa com papel alumínio, como eu fiz aqui. Na receita do Jamie Oliver, todos os ingredientes da marinada, excluindo a cebola e as folhas de louro, vão para a assadeira junto com o lombo no momento de assar.
Fiz no sábado para a família comemorar o niver da D. Carmen e ficou maravilhoso! Macio, úmido e saborosésimo!

Ingredientes: 
Para marinar:
1,5 kg de lombo de porco, com a pele
Folhas de tomilho fresco
2 folhas de louro
1 cebola grande picada grosseiramente
5 dentes de alho amassados
1 copo de vinho branco
Recheio:
3 dentes de alho
200g de manteiga
1 lata de pêssegos em calda
Folhinhas de tomilho
Sal e pimenta-do-reino preta a gosto
Para assar:
Fatias finas de bacon
1 copo de água ou caldo de carne
Azeite a gosto
Barbante para amarrar
Preparo:
Coloque o lombo numa bacia e acrescente todos os ingredientes da marinada. Feche com papel filme e leve à geladeira até o dia seguinte.
Preaqueça o forno a 220°C. Faça cortes na parte da gordura do porco com distâncias de 1cm entre eles. Vire a carne e corte uma espécie de 'bolso': um corte profundo o bastante para colocar o recheio, mas deixando uma sobra nas duas extremidades da carne e sem atravessar para o outro lado do lombo.
Pique o tomilho e o alho. Com as mãos, amasse os temperos, a manteiga e metade dos pêssegos. Acrescente sal e pimenta. Coloque a mistura da manteiga no 'bolso' do lombo de porco e feche a abertura. Cubra a parte da abertura com as fatias de bacon. Amarre a carne em três ou quatro pontos com barbante.
Vire a carne com a parte da pele para cima e coloque numa assadeira. Em torno da carne coloque o restante dos pêssegos e a marinada. Esfregue sal e um pouco de azeite na pele, antes de levar o lombo ao forno. Cubra com papel alumínio e deixe assar por uma hora e meia. Retire o papel alumínio, volte ao forno até que a pele fique dourada e crocante.
Retire o lombo de porco da assadeira e deixe descansando numa travessa por 15 minutos, enquanto você prepara o molho que pode ser feito com os sucos da assadeira e pedaços de pêssego.
Eu bati o molho e servi em uma molheira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário