quarta-feira, 18 de abril de 2012

Petit Gâteau de Café com Recheio de Gianduia

Petit gâteau é um pequeno bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso. Foi criado por acidente nos EUA, quando um aprendiz de chefe de cozinha aqueceu demais o forno. Mesmo com o erro, os clientes adoraram a receita e assim popularizou-se nos restaurantes de Nova Iorque na década de 1990 e chegou ao Brasil em 1996. Atualmente, possui variações de recheio e ingredientes que não se limitam mais somente ao chocolate e podem ser de doce de leite, goiaba, tangerina, outras frutas ou bebidas alcoólicas.Também se acredita que o petit gâteau consumido nos EUA e no Brasil seja cópia de uma sobremesa criada em 1981 pelo chef Michel Bras chamada biscuit tiède de chocolat coulant e composta de duas partes: um bolo crocante de chocolate, bem cozido e preparado sem farinha, e um núcleo de chocolate congelado que, quando assado, derrete e fica líquido. Devido à complexidade do preparo, começou a ser copiado como um bolo de chocolate pouco cozido, ou com o miolo cru.
A denominação "petit gâteau" é claramente fabricada e provavelmente de origem norte-americana, dado que em francês significa genericamente qualquer "bolinho" e, portanto, não faria sentido aplicá-la a uma receita específica. Ela é desconhecida na França, até porque gâteau também tem a conotação de biscoito. Entretanto, a composição do bolo pode remeter a uma origem francesa, já que lembra os populares tarte au chocolat e, principalmente, o fondant ou moelleux de chocolat.
Fonte: wikipedia
Ingredientes:
150 g chocolate em barra meio amargo
25 g de café solúvel
125 g açúcar
125 g manteiga
3 ovos
3 gemas
125 g manteiga
100g farinha de trigo peneirada
Recheio:
60 g de chocolate meio amargo picado
30 g de creme de avelãs
Preparo:
Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria.
Enquanto isso, acrescente ao café solúvel mais ou menos 1 colher de sobremesa de água, sem deixar ficar muito mole. 
Em seguida acrescente esta mistura ao chocolate derretido e bata bem.
Em outro recipiente, bata os ovos, as gemas e o açúcar até formar uma massa cremosa. Misture o chocolate derretido. Acrescente a farinha de trigo bem devagar, peneirando por cima. Coloque a massa preenchendo ¾ de formas individuais próprias (5cm de altura e 7cm de borda) untadas com manteiga e farinha e leve à geladeira por 30 minutos.
Enquanto isso, numa panela, em banho-maria, derreta o chocolate meio amargo picado.
Adicione o creme de avelãs, misture até ficar bem liso e coloque dentro de um saco de confeitar. Retire as forminhas da geladeira. Coloque a ponta do saco de confeiteiro no meio da massa (de uma forminha) e vá apertando o saco, com as mãos, até a massa subir e chegar na borda da forminha.  Asse em forno pré-aquecido por 8 a 10 minutos (200ºC.).
Desenforme e sirva ainda quente com sorvete de creme ou crocante como na foto.

Dica:
A temperatura do forno deve ser a mais alta possível, e sempre preaquecido. Por exemplo, se a temperatura do forno caseiro atingir 370°C, assar os bolinhos por cinco minutos. Se a temperatura estiver mais baixa, como 250°C, o tempo de forno deve ser de sete minutos. Os bolinhos estarão no ponto certo quando as bordas estiverem assadas e o centro apresentar textura mole ao ser pressionado com o dedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário