quinta-feira, 10 de maio de 2012

Batata Recheada com Ovo e Creme de Emmental

Para um bom lanche da tarde, acompanhado de uma saladinha, ou numa bela entrada, antes de um risoto, por exemplo. Nesse caso, para sofisticar um pouquinho, coloque sal de trufas nos ovos e enfeite com uma folhinha de sálvia ou ciboulette. Quer melhor?
Ingredientes:
4 unidades de batatas médias (para grandes)
1/2 xícara de leite
2 colheres de sopa de manteiga integral sem sal
50 gr de queijo parmesão
4 ovos inteiros (ou só as gemas)
1 xícara de creme de leite fresco
100 gr de queijo emmental ralado grosso
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo:
Cortar uma tampinha nas batatas no sentido longitudinal, para dar um charme ao prato na hora de servir. Assar em forno médio (140º C) durante 35 a 40 minutos (depende do tamanho da batata), até ficar cozida, mas firme. Com uma colher, retirar a parte interna das batatas deixando as beiradinhas para que não desmanche. Com as sobras da polpa, preparar um purê, acrescentado o leite, a manteiga e o queijo parmesão. Quando o purê estiver pronto, temperar a batata oca com sal e colocar um pouco de purê em cada batata, formando uma área côncava para acomodar o ovo. Quebre um ovo sobre cada batata com o purê, salgue e leve ao forno ainda quente, durante 5 minutos. Enquanto isso, prepare o creme de emmental, misturando o queijo com o creme de leite fresco, em uma panelinha no fogo baixo, até formar um creme aveludado.
Monte uma batata em cada prato, com o creme de emmental por baixo e coloque a tampinha para decorar.


Um comentário:

  1. Só uma dica, caso esteja sem tempo ou paciência, pode-se fazer as batatas no microondas, eles tem essa função, mas para isso, bater levemente com um garfo a batata debaixo de água corrente, para que ela cozinhe uniforme, e não exploda no prato.

    ResponderExcluir