sábado, 5 de maio de 2012

Broinhas de Fubá

Época boa para reinar as deliciosas quitandas mineirinhas na cozinha! E depois é só curtir um bom cafezinho coado na hora. Isso tudo me lembra a casa da vovó, as tardes preguiçosas e aconchegantes de outono. Um tempo sem grandes preocupações ou obrigações. O importante mesmo era ser feliz! Não é maravilhoso poder resgatar essas boas lembranças através de uma boa receita?
Ingredientes:
2 xícaras de fubá
1 e 1/2 xícara de polvilho doce
3 e 1/2 xícaras de leite
1/2 xícara de óleo
1/2 colher de chá de sal
1 xícara de açúcar
2 colheres de chá de semente de erva-doce
5 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
Preparo:
Unte uma assadeira com manteiga e reserve. Numa tigela peneire juntos o fubá e o polvilho. Deixe de lado. Coloque o leite, o óleo, o sal, o açúcar e a erva-doce numa panela e leve ao fogo até ferver. Em fogo brando junte a mistura de fubá e polvilho, aos poucos, mexendo sempre para não empelotar até a mistura se desprender da panela. Tire do fogo, coloque na batedeira e junte os ovos, um a um, misturando bem. Acrescente o fermento quando a massa estiver morna. Preaqueça o forno em temperatura alta (220º C). Faça as broinhas numa xícara umedecida com água e polvilhada com fubá, usando uma colher de massa para cada broinha. Coloque na assadeira deixando espaço entre elas e leve ao forno por cerca de 50 minutos ou até ficarem douradinhas.
Rende cerca de 70 broinhas.
E, direto do forno...

5 comentários:

  1. Essa é de babar.... Que lindos; guardou uns pra mim???
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Minha querida avó falecida no dia 10 de março desse ano fazia as melhores broinhas de fubá, ela era mineira e tinha o dom fantástico de cozinhar, eu queria que ela tivesse me ensinado essa broinha mas não deu tempo, obrigado por partilhar a receita conosco, vou tentar fazer enquanto me recordo das lembranças boas da minha avó.

    ResponderExcluir