terça-feira, 22 de maio de 2012

Cannelés



Mais uma receita francesa tradicional e deliciosa que, carinhosamente, a Cris e o Perci trouxeram para mim de sua recente viagem à França. Vejam que maravilha!

O que é?
Canele é uma pequena massa francesa com um creme suave e macio no centro, e uma crosta escura, espessa e caramelizada. A sobremesa, que tem uma forma cilíndrica, pequena e estriada com aproximadamente duas polegadas de altura, é uma especialidade da região de Bordeaux na França, mas pode muitas ser encontrada em confeitarias parisienses também. Preparada com ovos, leite, açúcar, farinha, aromatizado com rum e baunilha, a massa é cozida na forminha, dando à Cannele uma crosta caramelizada e bem cremoso no interior.
wikipedia
História
Em Limoges, houve um alimento chamado "canole", uma especialidade que consiste de pão feito com farinha e gemas de ovos. É possível que este seja o mesmo produto que o vendido em Bordeaux desde o século 18, sob o nome de «Canaule", também escrito "Canaulé" ou "Canaulet". Eles eram tão populares que havia artesãos especializados em prepará-los. Estes padeiros especiais receberam o nome de "Canauliers" e registraram a “Corporation” com o Parlamento de Bordeaux em 1663. A cooperativa só lhes permitiu fazer alguns alimentos muito específicos - "pão bento", "Canaules" e ". Retortillons". Mas, como não faziam parte da Corporação de confeitaria (Guild), foram proibidos de usar leite e açúcar. Massas que continham leite e açúcar - conhecida como "mixtionnée" - foram reservados para a Corporação de confeitaria (Guild).  A guerra entre os "Canauliers" e os cozinheiros chefe de confeitarias sobre o uso da massa "mixtionnée" durou muito tempo. A 3 de março de 1755 a decisão do Conselho de Estado em Versalhes deu a "Canauliers" vitória sobre os confeiteiros.
Os "Canauliers" cresceram a tal ponto que um decreto de 1767 limitou o número de lojas autorizadas. E criou requisitos muito rigorosos de adesão à profissão, mas esse limite nunca foi respeitado. E em 1785 havia nada menos que trinta e nove Canauliers em Bordeaux, entre os quais pelo menos 10 eram no bairro de Saint-Seurin. A Revolução Francesa aboliu todas as corporações, mas não a profissão de Canaulier.
Seriam os Canaules ou Canoles os ancestrais do nosso Cannele moderna? Parece provável pela etimologia da palavra. Por outro lado, nenhum texto, ou inventário de lojas, nem arquivos dão dicas sobre os moldes da “Corporation”. E ainda menos na forma dos moldes utilizados para cozinhar aqueles "Canaules".
themouldinfo/ nonstopsystems
Como Consumir
O Canele é consumido no café da manhã, lanches e como sobremesa. Produzido em inúmeras formas e tamanhos, seu consumo varia. É especialmente apreciado durante degustações de vinhos doces.Tradicionalmente os Cannelés são geralmente vendidos em pacotes com 8 ou 16. É melhor servir o Canele pequeno em cocktails, chás, café da manhã, e a versão grande para sobremesa no final de uma refeição. A bebida pouco importa, porque o Cannele combina igualmente bem com champanhe, chá, vinhos doces ou até mesmo, qualquer tipo de vinho. (fonte: Wikipedia)
Receita:
(Para 12 cannelés)
Ingredientes:
½ l de leite integral
230 gr de açúcar
150 gr de farinha
50 gr de manteiga
1 vagem de baunilha
2 colheres de sopa de rum escuro
2 gemas de ovo
Preparo:
Em uma panela, despeje o leite e a manteiga, deixe ferver. Retire do fogo. Bata as gemas de ovo e incorpore ao leite mexendo bem. Deixe esfriar. Adicione a farinha, o açúcar, o rum, a fava de baunilha aberta. Deixe repousar durante a noite. No dia seguinte passe por uma peneira. Unte as formas com manteiga e despeje a preparação até 1 cm do topo de cada forminha. Cozinhar a uma temperatura de 180º C por 1 hora, ou até que estejam dourado escuro. Desenforme ainda quente sobre uma grade. Experimente com um vinho branco doce, como Sauternes, Jurançon ou Monbazillac.
lapoularde

5 comentários:

  1. hum.... parecem simplesmente deliciosas.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê! Realmente são deliciosos e fáceis de fazer, vc viu? Saudade, bjão!
      Simone

      Excluir
  2. Oi, que bom aspeto!! também gosto muito dessas delícias e no outro dia resolvi experimentar! veja como ficaram gostosos: http://doceqb.pt/index.php/categorias/8-sweet/cake/28-caneles

    ResponderExcluir