segunda-feira, 28 de maio de 2012

Sopa Creme de Aspargos


Para o jantar de sexta-feira passada com o meu grupo de vinhos, preparei de entrada esse creme de aspargos. Em maio sempre acontece o festival de aspargos pelos lados da Alemanha, e como meu mestre de vinhos esteve por lá recentemente, fiz o jantar todinho, como já disse no post anterior, lembrando sua viagem, já que decidimos falar um pouquinho da gastronomia da região, no nosso encontro.
Ingredientes:
16 aspargos frescos
2 vidros de aspargos em conserva
1 alho porró fatiado finamente
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher de sopa de azeite
1,5 litro de água filtrada
250 ml de creme de leite fresco
1 pitada de noz-moscada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo:
Com uma faca, corte as partes mais duras e brancas dos talos dos aspargos e despreze. Corte as pontas dos aspargos e reserve para enfeitar cada prato de sopa. O restante dos talos fatie em rodelas médias. Leve uma panela ao fogo para aquecer. Junte a manteiga e o azeite, quando derreter, coloque o alho porró fatiado finamente e refogue, mexendo com uma colher. Quando murchar, acrescente as rodelas de aspargos frescos e em conserva. Cozinhe por 3 minutos, mexendo de vez em quando. Junte a água, tempere com sal, pimenta-do-reino e a noz-moscada.  Deixe cozinhar por 10 minutos. Na própria panela, ou no liquidificador (com um pano de prato dobrado sobre a tampa), bata a sopa até que fique lisa. Junte o creme de leite fresco, misture bem e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Verifique o sabor; se precisar, corrija os temperos. Transfira para os pratos de sopa ou tigelinhas e decore com as pontas de aspargos reservadas e branqueadas.
Eu enrolei meus aspargos com uma fatia fina de presunto e servi com duas fatias de rabanada salgada e algumas rodelas finíssimas de aspargos frescos dentro da sopa. Mas pode também ser servida com croutons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário