domingo, 20 de maio de 2012

A Leitoa do Sergio

O Sergio e a Renata formam um casal de delicioso convívio. Ela sempre com muito história para contar e ele, um verdadeiro apaixonado pela culinária, tem seu próprio cantinho de temperos que vasculha em suas viagens; e como eu, guarda seus apetrechos de cozinha junto aos preciosos temperos, como um santuário. A leitoinha da receita é escolhida por ele e criada a "pão-de-ló", a técnica utilizada para assá-la, foi desenvolvida por ele, que desenhou e mandou fazer o quadripé de acordo com a altura e comprimento exatos para que o resultado final seja sempre essa maravilha, que ele generosamente nos presenteou com todos os segredinhos!
Ingredientes:
1 leitoinha de mais ou menos 7 k limpa
Marinada:
3 cabeças de alho bem picadinhas
1 copo de vinagre
1 copo de água filtrada
1 colher de sobremesa de louro em pó
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Utensílios:
1 rolo de papel alumínio
1 forma grande e rasa
1 quadripé de ferro
Preparo:
Numa tigela, prepare a marinada. Faça cortes profundos na leitoa e injete os temperos por toda a carne. Injete também entre toda a pele e a carne. Coloque num saco grande e leve à geladeira por 3 dias, virando a cada 12 horas. Após esse período, coloque no quadripé que deve estar sobre uma forma, enrole-a com papel alumínio vedando todinha e bem junto à carne. Coloque no forno à lenha preaquecido por cerca de 6 horas. Retire do forno e descarte todo o papel alumínio. Mantenha o forno com bastante brasa e sem fogo e retorne a leitoa para pururucar no calor da brasa por cerca de 15 minutos. 

A leitoinha é assada em pé, para mantê-la assim, o Sergio inventou um quadripé de ferro. Dessa forma, ela fica sequinha, todinha laqueada!!! A carne é úmida e macia, com tempero suave como deve ser para uma leitoa jovem. A pele fica bem crocante, sem gordura e espetacular!
Ele ainda prepara um virado de feijão bem úmido, molinho e arroz branco. Tudo isso embalado por muita prosa boa, um lugar que é o verdadeiro paraíso e excelentes vinhos!!! Dá para aguentar???

Definitivamente é de comer rezando!!!


Um comentário:

  1. Será que dá para passar o desenho e as medidas do quadripé? Pretendo fazer o mais rápido que puder,senão morro afogada em minha saliva.

    ResponderExcluir