domingo, 6 de maio de 2012

Miniabóbora Recheada com Carne Seca

Acho essas miniabóboras um charme, servi-las individualmente como entrada e até como prato principal, após um caldo, ou ainda num lanche da tarde, brunch, coquetel, ficam muito graciosas, além de saborosas. O recheio de carne seca pode ser substituído por carne de vaca, camarão, frango desfiado. No caso da carne de vaca, basta seguir essa receita. Já para o frango ou camarão, melhor preparar com um creme. 
Durante essa semana coloco a receita com camarões, atendendo a pedidos, ok?
Ingredientes:
4 miniabóboras
Sal a gosto
3 colheres de sopa de azeite
600 gr de carne seca magra
1 colher de chá de coentro em grãos
1 colher de café de cominho em pó
1 cebola grande cortada em finas fatias
1 dente de alho picadinho
1 pimenta dedo-de-moça picadinha (sem sementes)
Salsinha fresca picada
Preparo:
Aqueça o forno em temperatura alta (220º C). Corte e retire a parte de cima das abóboras. Lave-as, retire as sementes e seque. Esfregue na parte interna, sal e uma colher de azeite. Embrulhe em papel alumínio, coloque em uma assadeira e leve ao forno por 20 minutos. Enquanto isso, limpe lave e corte a carne seca em lascas finas. Coloque em uma panela com água e cozinhe até ficar macia. Escorra, tempere com o coentro (moído ou amassado) e o cominho. Reserve. Coloque em uma panela o restante do azeite e a cebola, cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Acrescente o alho e a pimenta, frite por um minutinho. Junte a carne e aumente o fogo, fritando por 5 minutos. Reserve. Retire as abóboras do forno, verificando se estão macias. Retire o papel alumínio e recheie com a carne seca. Polvilhe a salsinha e leve ao forno novamente por mais 5 minutos. Sirva imediatamente.
Sugestões: As miniabóboras podem ser substituídas por uma moranga grande ou até mesmo por um purê de abóbora, nesse caso, monte num pirex, uma camada de purê, outra de carne seca e mais uma de purê.


2 comentários:

  1. Ai! Deu água na boca!
    Tati

    ResponderExcluir
  2. Que graça! Delicadinha e parece deliciosa!
    Cacau

    ResponderExcluir