segunda-feira, 18 de junho de 2012

O Cardápio do Churrasco para a Lolinha

blog.groupon.com.br
Pois é, tanto tempo sem estar com vocês! Estava com muita saudade!!! Mas, os compromissos assumidos foram muitos e trabalhosos! Então, vou começar pelo churrasco que fizemos para a minha cunhada, Lolinha, que mora nos EUA e seus filhos, que só estiveram por aqui quando bem pequeninos e não conheciam nadinha da nossa culinária. Aproveitei então, a época de festas juninas e montei um cardápio com alguns itens juninos:





Para Aperitivar:
Palitos de Cenoura e Erva-doce com Sal marinho
Três tipos de Amendoim: Torrado e salgado, Apimentado e Japonês
Entradas:
Salada Verde
Legumes grelhados (berinjela, abobrinha, tomate caqui, pimentões amarelo e vermelho, cogumelo Paris)
Caldinho de Feijão
Pães:
Pão francês
Pão de Torresmo
Pão de Queijo
Carnes:
Linguiça calabresa (de pernil de porco com 20% de gordura, apenas)
Picanha
Costelinha de ripa (porco)
Lombinho
Meio da Asa (frango)





Acompanhamentos:
Farofinha de Milho
Farofinha de Mandioca
Arroz
Queijo Coalho grelhado
Abacaxi grelhado
Sobremesas:
Pé-de-moleque
Pé-de-moça
Paçoquinha
Bananinha
Docinho de leite
Bombocado
Arroz doce
Curau
Quindim
Doce de Abóbora
Doce de Goiaba em calda
E lá pelas tantas, bem de noitinha... Canjica com Coco queimado



Para Beber:
Cerveja
Caipirinha
Guaraná (eles adoram)
Suco de Pitanga
Suco de Açai
Suco de Graviola

Uma dica de Cálculo por pessoa: Algumas pessoas comem até 1 kg de carne, porém, outros se satisfazem com apenas 250 g. Portanto calcule 400 g por pessoa (no caso de adultos), é a conta certa para nunca faltar. 
Mas toda regra tem exceções, portanto, quanto maior a variedade de carnes servida, maior deve ser a quantidade por tipo, para não haver o risco de faltar quando várias pessoas optarem por um tipo de corte. Sendo mais prático, se optar por: lingüiça fresca, costela de porco e uma carne de boi, a conta por pessoa será: 100 g de lingüiça, 200 g de costela de porco (seria 100 g, mas, como metade é osso, calcule o dobro) e 200 g de picanha, por exemplo. Total: 400 g . 
Se optar por uma quantidade maior: lingüiça fresca, asa de frango e costela de porco, seguidos de picanha, maminha, fraldinha e costelas de cordeiro. Vamos às contas: 60 g de lingüiça, 100 g de asa de frango (metade osso), 100 g de costela de porco (metade osso), 150 g de picanha, 100 g de maminha, 100 g de fraldinha e 200 g de costela de cordeiro (metade osso e perdas). Total: 710 g, considerando tudo, sem as perdas dos ossos.

10 comentários:

  1. MAS Q MERDA HEIN??? CHURRASCO NÃO É CARNE EM CIMA DE UMA CHAPA!! CHURRASCO DE VERDADE É COM ESPETO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q cara mais ignorante e alem disso ainda e burrinho

      Excluir
    2. Churrasco é carne coberta com sal grosso, espetada e assada em fogo de chão, acompanhado unicamente de uma bom mate e um trago de canha.

      Excluir
    3. Oi Jaci! Que bom ter você de novo aqui!
      É como eu já disse, cada região tem a sua maneira de apresentar um churrasco!
      E para saber mais, veja a definição que postei acima. Sem dúvida a imagem mais famosa no Brasil é o churrasco preparado na sua região, mas isso não quer dizer que outras formas estejam erradas ou não sejam boas.
      Abços e volte sempre,
      Simone

      Excluir
    4. Oi Anônimo!
      Que tal uma aula? Pois bem, vamos definir churrasco:
      Churrasco é o nome dado ao prato feito a base de carne in natura ou processada, assada sobre fogo ou brasas, com a utilização de estacas demadeira ou metal— chamados de espetos — ou de grelhas. Não existe referência exata sobre a origem do churrasco, mas presume-se que, a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia.]
      Os índios tupis sul-americanos, por exemplo, costumavam defumar a carne de caça sobre grelhas de madeira, no chamado moka'em, um antepassado do atual churrasco. A carne defumada desse modo se conservava apta para o consumo durante longo tempo.
      O correto é afirmar que não existe fórmula exata, uma vez que cada região desenvolveu um tipo diferente de carne assada, mas, sem dúvidas, a imagem mais famosa no Brasil é o churrasco preparado pelos vaqueiros, conhecidos pelo termo latino gaúchos, que se transformou na denominação dos cidadãos nascidos no estado do Rio Grande do Sul.
      Aprendeu? Que bom! Fico satisfeita de ter ajudado!

      Excluir
    5. Oi Anônimo 2
      Obrigada!
      Mas quem sabe o anônimo 1 aprendeu alguma coisa, hein?
      rsrsrs...
      Abraços

      Excluir
  2. Vão tomar no cu, que merda de churrasco é esse? Guaraná? Pão? Suco de pitanga? kkkkkkkkkkkkkkk Ah, vão se fuder... churrasco é só carne e cerveja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, como você é educado!Muito fino mesmo!!!
      Se leu a matéria, percebeu que tinha crianças vindas dos EUA, onde não costumam tomar guaraná e nem conhecem nossas frutas diferentes. Claro que tinha cerveja e caipirinha tb.
      Naturalmente vc não deve estar acostumado com estrangeiros e muito menos com certo requinte...o que dá para perceber pelo seu nível de palavriado. Mas, de qualquer forma, a culpa não deixa de ser minha, por abrir o blog para comentários anônimos. E pensando bem, você se deu ao trabalho de comentar a minha matéria, então, obrigada!

      Excluir
    2. vai dormir, criança.

      Excluir