quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Bacalhau Gratinado


Nessa receita, fiz uma adaptação do "Bacalhau de Natas", acrescentando ou substituindo alguns ingredientes, de acordo com o gosto do meu marido. Por exemplo: usei a cebola bem picadinha, cozinhei as batatas no leite, com o bacalhau e cortei em rodelas, não em cubos. No lugar de fritá-las, simplesmente dourei de leve em pouquíssima gordura. Usei o creme de leite fresco e polvilhei com parmesão para gratinar. Ficou dos deuses!!!
Ingredientes:
500 g de bacalhau dessalgado
500 ml de leite
3 dentes de alho esmagados
1 cebola picadinha
1 folha de louro
600 g de batatas cortadas em rodelas
100 ml de azeite
1 boa pitada de noz-moscada
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
30 g de manteiga integral sem sal
40 g de farinha de trigo
100 ml de creme de leite fresco
Queijo parmesão ralado a gosto
Preparo:
Colocar o bacalhau, as batatas e a folha de louro numa panela.
Juntar o leite, um pouco de sal e ferver. Retirar a panela do fogo logo que o leite começar a ferver e passar por uma peneira. Separar o bacalhau das batatas e reservar.
Levar as fatias de batata para fritar arrumadinhas em uma frigideira com um pouco de azeite, aos poucos, até dourar levemente.  Reservar.
Desfiar o bacalhau. Filtrar o leite do cozimento com uma peneira de rede fina. Reservar.
Aquecer o azeite numa frigideira, refogar a cebola e o alho até murcharem e começar a amarelar. Adicionar o bacalhau desfiado. Refogar por mais uns minutos em fogo médio, mexendo sempre. Temperar com noz-moscada, sal e pimenta. Retirar do fogo e reservar.
Preaquecer o forno a 220ºC.
Aquecer a manteiga numa panela até começar a ficar espumosa.
Polvilhar com a farinha e mexer até dourar. Incorporar o leite reservado aos poucos, batendo sempre com um fuet até o molho começar a ferver. Cozinhar por mais 5 minutos, mexendo sempre até engrossar. Temperar com sal, pimenta e a noz-moscada. Retirar do fogo e envolver o creme de leite fresco.
Num refratário untado, colocar as batatas em camadas, o refogado de bacalhau por cima, o molho branco, queijo parmesão ralado e gratinar.
Retirar a assadeira do forno e servir em seguida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário