domingo, 19 de agosto de 2012

Peras ao Vinho com "Creme Flan"


Mais uma vez preciso pedir desculpas por todos esses dias. Garanto que vocês vão sair ganhando com esse "perdido", pois tenho muitas novidades para contar. Começamos, por ideia da minha querida amiga Cris, uma nova confraria: a "Confraria do Sabor" (foi esse o nome que ela deu) e o primeiro jantar foi realizado no sábado, então precisei correr um pouquinho, na quinta e na sexta, para preparar tudo no sábado. Claro que vou postar e descrever todo o cardápio, mas, já adianto hoje a sobremesa, certo?
Eu tinha visto essa receita, acho que na Folha de SP e acabei incrementando algumas coisinhas, acrescentei o anis à calda, optei por um Lambrusco tinto para cozinhar as peras que por sua vez, escolhi bem firmes e miudinhas.
Ingredientes:
12 perinhas bem firmes
Suco de 1 limão
2 xícaras (chá) de açúcar
1 garrafa de vinho tinto
1 xícara (chá) de água
1 pau de canela
1 anis estrelado
1 colher (sopa) de amido de milho
Preparo:
Descasque as peras delicadamente, deixando o cabinho e regue com o suco de limão. Coloque o vinho tinto, o açúcar, a água, o pau de canela, o anis estrelado, o amido de milho e as peras em uma panela e leve ao fogo. Tampe a panela e cozinhe por cerca de 20 minutos ou até que a fruta amacie levemente e a calda engrosse ligeiramente. Desligue o fogo e mantenha as peras na calda, até esfriar. Retire as peras da calda e reserve. Reduza a calda por mais 15 minutos, em fogo baixo. Espere a calda esfriar antes de juntar novamente com as peras.
Dica: As peras devem ficar íntegras, ou seja “al dente”.
         As peras ao vinho também podem ser servidas com sorvete.
O Creme Flan
Ingredientes:
2 envelopes de gelatina em pó sem sabor (12 g)
1 xícara (chá) de água
*300g de coalhada seca + 4 mussarelinhas tipo "bolinha" ou apenas 300 g de cream cheese light
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
8 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de essência de baunilha
Raspas da casca de 1 limão siciliano
Preparo:
Dissolva a gelatina na água fria e aqueça em banho-maria até derreter bem. Bata com o restante dos ingredientes no liquidificador, menos as raspas de limão. Retire e coloque em 10 a 12 forminhas individuais molhadas e leve à geladeira por cerca de 2 horas, ou até ficar firme. 
Desenforme em pratinhos individuais e salpique as raspas de limão. Do lado coloque a pera, regue com a calda e sirva.
*Obs: A receita original é com o cream cheese, mas eu tinha feito uma coalhada que estava bem sequinha, pronta para ser preparada (salgada ou doce) e decidi fazer metade da receita com a coalhada e as mussarelinhas e metade com o cream cheese. Posso garantir que o flan preparado com a coalhada focou espetacular, mais leve e muito delicado!
Dica: o Flan pode também ser servido com frutas vermelhas, compota de goiaba, doce de laranja...

 Resultado: A sobremesa ficou linda, delicada e muito saborosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário