terça-feira, 14 de agosto de 2012

Quibe


E para completar a "semana árabe", chegou a vez dos quibes!!!
Ingredientes:
1 k de patinho limpo moído
400 g de trigo escuro para quibe
2 cebolas médias picadas
Pimenta Síria a gusto
1 pitada de canela em pó
Sal a gosto
Hortelã fresca picadinha a gosto
8 a 10 pedras de gelo picadas
Preparo:
Lave o trigo e coloque de molho em água filtrada para hidratar por 15 minutos.
Escorra o trigo e esprema com as mãos para retirar toda a água.
Coloque a carne numa vasilha, acrescente o trigo, a cebola picada, a hortelã, a pimenta síria, a canela, o sal e as pedras de gelo picado. Misture tudo e deixar descansar em refrigerador.
Para o quibe cru:
Coloque em uma travessa, decore com ramos de hortelã fresca, fatias de cebola, regue com azeite e acompanhe com pão sírio, coalhada seca ou Mhamasa.
Para o quibe assado:
Coloque o quibe cru numa assadeira untada com azeite. Corte em losangos e faça um pequeno furo com o dedo em cada pedaço. Acrescente uma colherinha de manteiga em cada furinho e dois ou três snoobar ou pinoli sobre cada montinho de manteiga. Leve ao forno preaquecido (200º C) por cerca de 30 minutos.
Para o quibe de bandeja com recheio – Mhamasa: 
Coloque metade do quibe cru numa assadeira untada com azeite, espalhando de maneira bem uniforme, com cerca de 1 cm de espessura. Sobre a massa espalhada colocar o recheio (Mhamasa). Para cobrie com o restante da massa, proceder da seguinte maneira: abrir pequenas porções de massa, com as mãos sempre molhadas, e colocar sobre o recheio. No final, alisar com as mãos até formar uma camada homogênea da mesma espessura que a inferior. Corte em losangos e faça um pequeno furo com o dedo em cada pedaço. Acrescente uma colherinha de manteiga em cada furinho e dois ou três snoobar ou pinoli sobre cada montinho de manteiga. Leve ao forno preaquecido (200º C) por cerca de 30 minutos ou até dourar.
Ingredientes para o recheio – Mhamasa:
800 g de capa de filé limpo e moído
1 cebola picadinha
Pimenta síria a gosto
Sal a gosto
Snoobar a gosto
2 colheres de sopa de óleo
Preparo:
Em uma panela colocar o óleo e a carne até fritar bem, em seguida junte a cebola picada, a pimenta síria, o sal e o snoobar, mexer bem e deixar no fogo até a cebola murchar.
Retirar do fogo e deixar esfriar para aplicar.
Para o quibe frito:
Para fazer cada quibe, pegue uma pequena porção de massa, mais ou menos do tamanho de uma noz e dê um formato oval. Molhe a mão em água fria. Segurando a massa na palma de uma das mãos, faça um furo com o dedo indicador da outra mão. Gire a massa até aumentar a cavidade, tornando suas paredes bem finas, com mais ou menos ½ cm de espessura. Introduza uma colher de recheio (Mhamasa) na cavidade do quibe e, molhando a mão novamente, feche bem para que o recheio não saia durante a fritura. Proceda da mesma forma para fazer todos os quibes. Frite em óleo abundante e bem quente (180º C). Sirva acompanhado de coalhada fresca ou seca.

Dica: Não dá para esquecer das sfihas. Vocês vão encontrar as receitas aqui mesmo!

3 comentários:

  1. Por favor, alguem que tenha um blog pode me explicar esse site? O_o

    www.divulgablog.site11.com

    É isso mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Simone
    Por quê devemos usar gelo na carne ?
    Obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rê!
      Para preservar a cor da carne. Assim ela se mantém bem vermelhinha e não escurece, ok?
      Bjs

      Excluir