terça-feira, 7 de agosto de 2012

Risoto com Queijo Pecorino


Eu tinha aqui em casa um maravilhoso pedaço de queijo pecorino romano. Decidi fazer um risoto, que ficou dos deuses!!! E para acompanhar, preparei escalopes de filé mignon ao vinho e funghi. A combinação ficou absolutamente perfeita!!! 
Olha a foto do risoto com o molho lá embaixo!
Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1/2 cebola picadinha
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1,5 litro de caldo de legumes
1 colher (sopa) de manteiga gelada
1/2 xícara de queijo pecorino ralado

Preparo:
Leve uma panela com o caldo ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo para o mínimo possível. Se quiser fazer o caldo em casa, veja a receita em caldos básicos. Caso contrário, acrescente 1 cubo à água fervente.
Numa panela, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando estiver quente, junte a cebola picada e mexa bem até que fique transparente.
Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por alguns minutos, mexendo sempre.
Adicione o vinho e misture bem até evaporar.
Quando o vinho secar coloque uma concha do caldo e mexa sem parar. Quando secar, adicione outra concha e repita a operação durante 18 minutos, sempre em fogo alto.
Verifique o ponto: o risoto deve ser cremoso, mas os grãos de arroz devem estar “al dente”, ou seja, um pouco durinhos. Porém, se ainda estiver muito cru, continue cozinhando por mais 1 minuto. Se for necessário, junte um pouco mais de caldo e mexa bem. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risoto ressecado.
Desligue o fogo, acrescente a manteiga sem misturar e tampe a panela. Polvilhe o queijo pecorino sobre o risoto e misture bem. Sirva imediatamente.

Obs.: Não é necessário temperar com sal, pois o queijo pecorino já é bem salgado.

Um comentário:

  1. Por favor, alguem que tenha um blog pode me explicar esse site? O_o

    www.divulgablog.site11.com

    É isso mesmo?

    ResponderExcluir