quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Torrada de Queijo Brie

adegadovinho
Os chamados brie são uma importante família de queijos de pasta mole e crosta florida, originados da região de Brie, na França.
Fabricados com leite de vaca, o brie tradicional apresenta-se no formato de um cilindro. A sua crosta é branca e macia, formada pelo fungo Penicillium candida.
De sabor delicado, considera-se em boas condições se estiver mole, mas sem escorrer. O seu sabor e textura se modificam de acordo com a sua maturação: os sabores mais suaves e as texturas mais macias são encontrados em peças com até trinta dias de maturação; para um sabor mais apurado e uma textura cremosa, são indicadas peças com mais de trinta dias.
Para melhor ser degustado, o brie deve ser retirado da refrigeração 30 minutos antes de ser servido. (Wikipédia)
pt.encydia
Existem vários tipos de brie, no entanto, o governo francês só concedeu o certificado  oficial a dois tipos para que sejam vendidos sob as denominações de origem: Brie de Meaux e Brie de Melun no ano de 1980.
A “Apellation d'Origine Controlée” (AOC) trata-se de uma certificação de origem controlada. Para receber o selo, é preciso que se siga rigorosamente o estabelecido na lei que regulamenta a produção do produto, no caso o queijo. O primeiro queijo francês a receber o selo foi o Roquefort em 1925 para a região dos médios Pirineus. Hoje são 44 os tipos de queijo que possuem a origem controlada mais 2 tipos de manteiga e 1 de creme de leite.
A maioria dos queijos franceses são feitos de leite de vaca, seguido pelo leite de cabra e de leite de ovelha que é usado em apenas três AOC. Cada queijo provém de uma região geográfica que as vezes não coincide com a divisão política, por isso as vezes encontramos o mesmo queijo produzido em regiões diferentes.(
culturaenogastronomica)
Acima, o mapa com as principais AOC.

Ingredientes:
(para 2 pessoas)
4 fatias de pão italiano
1 dente de alho
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
4 fatias de queijo brie
Preparo:
Preaqueça o forno (200º C).
Amasse o alho com o sal em um pilão. Junte a manteiga e mexa bem. Espalhe essa mistura sobre cada fatia de pão e leve ao forno por 5 minutos. Retire do forno, coloque as fatias de queijo e amasse com auxílio de uma faca. Retorne novamente ao forno até que o queijo fique derretido.
Obs: Esse sistema de dois tempos no forno, dá mais crocância às torradas. Mas, pode ser feito de uma só vez, ou seja, colocar a manteiga, o queijo por cima, espalhar com uma faca e levar as torradas ao forno por sete minutos.
Acompanham muito bem uma salada, uma sopa, um lanche da tarde.

Um comentário:

  1. Divulgue seu Blog no DivulgaBlog!

    www.divulgablog.site11.com

    O Banner do seu Blog em diversos outros Blogs.

    Cole o seu Banner no muro!

    ResponderExcluir