terça-feira, 16 de outubro de 2012

Pão de Minuto


Minha mãe fazia sempre os pãezinhos de minuto para tomarmos o cafezinho da tarde, a receita dela era bem simples: para 7 colheres de farinha de trigo, todos os ingredientes restantes eram acrescentados uma única vez, por exemplo - 1 ovo, 1 colher de açúcar, etc... Nós adorávamos! Essa minha receita, foi uma junção de outras e ficou deliciosa! Super quebra-galho, não é?
Também pode ser feito salgadinho, basta tirar o açúcar e acrescentar queijo ralado para polvilhar em cima na hora de assar, hummmm!!!!!!
Ingredientes:
15 colheres de sopa de farinha de trigo (bem cheias)
3 ovos inteiros
3 colheres de sopa de creme de leite fresco
3 colheres de sopa de açúcar cristal
2 colheres de sopa de manteiga (bem cheias)
2 colheres de sopa de fermento químico
1 pitada de noz-moscada ou cravo em pó (opcional)
1 colher de chá de sal
1 gema misturada com um pouquinho de água para pincelar (opcional)
Preparo:
Numa tigela junte a farinha, o fermento, o sal, a noz-moscada (ou cravo em pó) e o açúcar peneirados. Adicione a manteiga, os ovos e misture bem. Acrescente o creme de leite fresco e misture tudo até obter uma massa homogênea e lisinha.
Enrole bolinhas com aproximadamente 5 cm de diâmetro e arrume numa assadeira untada e enfarinhada, mantendo certo espaço entre elas. Coloque no forno preaquecido a 180º C por 20 a 30 minutos ou até ficarem levemente dourados. Os pãezinhos ficam quebradiços e desmancham na boca. Prepare um bom cafezinho e sirva com geleia, requeijão, manteiga, ou purinho simplesmente.


2 comentários:

  1. Pão de minuto (singular) que leva 30 minutos para ficar pronto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não conhecia????? Não é pão de UM MINUTO e sim PÃO DE MINUTO. Um minutinho para preparar e alguns para assar, é claro! Já viu algum pão assar em menos de 30 min? Vivendo e aprendendo meu caro!

      Excluir