segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Parfait de Mel


Essa foi a sobremesa do "4º Encontro da Confraria do Sabor". Tenho essa receita há anos e sinceramente não me lembro bem de onde e de quem eu copiei, mas é simplesmente fantástica!
Ingredientes:
Parfait 
16 gemas
1 xícara de Mel (360 g)
2 xícaras de creme de leite fresco (480 ml).
Calda de Frutas Vermelhas e de Canela
 1) Uma receita de Compota de Frutas Vermelhas, feita somente com água, sem bebidas alcoólicas.
 2) 1 xícara de açúcar (180 g)
     ½ xícara de água (120 ml)
    1 xícara de creme de leite fresco (240 ml)
    1 colher de sopa de canela em pó 
Preparo:
Parfait
Unte com óleo uma forma de parfait de 10 cm x 16 cm x 25 cm com capacidade para 3 litros, forre com filme plástico e reserve.
Se não tiver uma forma de parfait, use uma de bolo inglês de 9 cm x 11 cm x 33 cm com a mesma capacidade. Numa panela média com 3 xícaras de água (720 ml), apoie um refratário médio com as gemas e o mel. Leve ao fogo médio e cozinhe, mexendo sem parar com uma colher de pau, até engrossar (cerca de 20 minutos). Tire do fogo e reserve.
Na batedeira, bata o creme de leite até obter picos moles (aproximadamente 3 minutos). Reserve.
Na outra tigela da batedeira, bata a mistura de gemas e mel reservada até esfriar e dobrar de volume (cerca de 15 minutos). Acrescente essa mistura ao creme de leite batido reservado e misture com uma espátula. Passe para a forma preparada, cubra com filme plástico e guarde no freezer por cerca de 12 horas.
Calda
1) Frutas Vermelhas -  Prepare a calda com morangos ou framboesas e processe até se transformar num purê bem molinho (coulis). Está pronta a primeira calda. Reserve.
2) Canela -  Numa panela média, misture o açúcar e a água. Cozinhe em fogo alto, mexendo até dissolver o açúcar. Deixe a calda atingir o ponto de fio grosso (cerca de 5 minutos) mergulhe uma colher na calda, erga e deixe escorrer: forma-se um fio que demorará alguns segundos para se romper).
Tire do fogo e junte o creme de leite aos poucos, mexendo até ficar homogêneo. Adicione a canela e misture. Deixe esfriar.
Montagem:
Retire o parfait do freezer e descarte o filme plástico. Desenforme numa travessa. Regue o parfait com um pouco da calda e coloque o restante numa molheira, ou sirva fatiado com as duas caldas, como eu fiz.





    

Nenhum comentário:

Postar um comentário