sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Caldeirada de Bacalhau

Esse foi o prato que preparei nos dois últimos encontros das confrarias, do "Sabor" e dos "Prazeres" (grupo de vinhos), aqui em casa. É uma delícia!!! Super diferente e a combinação da banana com o bacalhau, simplesmente perfeita!
Ingredientes:
2 folhas de louro
1 k de bacalhau dessalgado
10 dentes de alho picadinhos
2 cebolas grandes picadinhas
4 tomates grandes sem pele e sem sementes picados
1/2 xícara de chá de coentro e salsinha picadinha
1 colher de sopa de óleo de urucum
Suco de 2 limões
5 batatas cozidas e fatiadas
4 bananas-da-terra cortadas em rodelas
1/2 vidro de leite de coco
1 maço de brócolis cozido para decorar
Preparo:
Numa panela, ferva bastante água com 2 folhas de louro. Coloque as postas de bacalhau por alguns minutinhos, retire, escorra e desmanche o bacalhau em lascas, retirando a pele e as espinhas. Reserve a água do bacalhau.
Numa panela, aqueça o azeite com a cebola picada, acrescente o alho picadinho e quando estiver dourando, junte os tomates, as ervas, o óleo de urucum, o suco dos limões e o bacalhau. Refogue por 10 minutos em fogo baixo. Reserve. Fatie as bananas e salteie numa frigideira aquecida com manteiga, dourando dos dois lados. Cozinhe as batatas na água de fervura do bacalhau, que já deve estar fria. Junte então, as fatias de batata, as bananas salteadas e as flores de brócolis cozidas, ao refogado de bacalhau. Cozinhe por 5 minutinhos, deligue o fogo, acrescente o leite de coco e sirva com arroz branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário