quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Terrina de Tomate

Depois de uma longa semana sem nenhuma novidade no blog... Aqui estou, de volta!!! Muita correria, muito trabalho, muitos eventos, muitos jantares!!!
Então, para refrescar, aqui vai uma receita que tenho há muitos anos nos meus guardados, deliciosamente surpreendente! Preparei no jantar de sábado, dia 21 e pode ser servida nas festas. É linda, fresca, decorativa e deliciosa!
Ingredientes:
20 tomates pequenos maduros e firmes
3 xícaras de caldo de legumes
1/3 de xícara de vinagre de framboesa ou cidra
2 dentes de alho picadinhos
2 ramos de tomilho
1 pitada de sal
1/2 colher de chá de pimenta-do-reino
2 envelopes de gelatina sem sabor vermelha ou incolor
4 colheres de sopa de água
Para o Molho:
2 colheres de sopa de vinagre
1 dente de alho 
1/2 xícara de azeite
1 colher de chá de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
Para Decorar:
12 tomatinhos grape ou cereja
Folhinhas de tomilho, manjericão etc
Fatias finas de mussarela de búfala
Preparo:
Forre com filme plástico uma forma de bolo inglês de 7cm x 11cm x 28cm e reserve.
Com uma faca, faça um corte em cruz superficial no lado oposto ao cabinho dos tomates. Numa panela grande, em fogo alto, ferva 3 l de água. Aos poucos, mergulhe os tomates nessa água fervente por 30 segundos. retire com uma escumadeira e coloque numa bacia grande com água gelada. Com uma faquinha, remova a pele dos tomates, puxando pelo lado do corte. Corte os tomates ao meio e, com a mão, esprema para retirar as sementes. Corte cada metade dos tomates ao meio, novamente. Polvilhe os tomates com sal, coloque em um escorredor e deixe descansar por uma hora. Enxugue os pedaços de tomate com papel-toalha e separe 10 pedaços para o molho.
Numa panela média, em fogo alto, ferva o caldo de galinha com o vinagre, o alho, o tomilho, o sal, a pimenta-do-reino até reduzir ligeiramente (cerca de 5 minutos). Tire do fogo e reserve.
Polvilhe a gelatina em pó com as 4 colheres de água e deixe descansar por 3 minutinhos. Acrescente ao caldo reservado e misture bem até dissolver. Passe o caldo por uma peneira fina e deixe esfriar.
Cubra o fundo da forma com uma camada do caldo (1 cm) e leve para gelar por cerca de 5 minutinhos. Retire da geladeira e sobre o caldo, já firme, distribua fatias de tomate por toda a forma, formando uma camada e cubra com mais caldo reservado. Leve novamente para gelar. Continue formando camadas de tomate e regando com o caldo até encher a forma. Cubra com filme plástico e leve para gelar por cerca de 6 horas.
Prepare o Molho:
No liquidificador, junte todos os ingredientes, mais os tomates reservados e bata até obter um molho homogêneo. Passe para uma molheira.
Desenforme a terrina numa travessa, retire o filme plástico, disponha as fatias de mussarela, as ervas, os tomatinhos e sirva acompanhada do molho.
Obs: Usei a gelatina vermelha porque queria dar o tom de Natal, mas com a gelatina incolor fica linda e dá para ver as camadas de tomates com mais definição.


Um comentário:

  1. Olá Simone, muito linda a tua terrina de tomate.

    Passei p/ desejar que o ano de 2013 venha repleto de alegrias p/ vc e família.

    Bjssssssss e muito sucesso.

    ResponderExcluir