terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Bombocado de Assadeira do Hermes










Essa receita preciosíssima é de um velho amigo, o Hermes, que sempre colecionou e apreciou maravilhas antigas. Ele tinha um antiquário e tem guardados valiosos de receitas  muito antigas! 
Ele diz que esse bombocado deve ser batido a mão, sem batedeiras ou liquidificadores, pacientemente, com uma colher de pau, à moda antiga.
O resultado é o melhor que já provei, indescritível!!!
Ingredientes:
5 ovos inteiros
3 gemas
3 copos grandes de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
1 copo grande de farinha de trigo
2 colheres de sopa de coco ralado
2 colheres de sopa de leite
1 copo grande de leite
1 copo grande de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de fermento em pó
Preparo:
Numa tigela colocar os ovos e as gemas. Bater bem. Acrescentar o açúcar e bater muito bem, até ficar esbranquiçado. Juntar a manteiga amolecida e a farinha de trigo. Misturar muito bem. Hidratar o coco ralado nas 2 colheres de leite e colocar na massa com o copo de leite. Bater novamente, muito bem. Juntar o queijo e o fermento. Misturar e colocar a massa numa forma (21 cm x 31 cm) untada e polvilhada com farinha de trigo. Assar em forno preaquecido a 200º C por 40 a 45 min.
Agora, prepare um bom café e deleite-se!!!

6 comentários:

  1. 1 Copo grande equivale a quantas gramas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Desculpe o atraso Ítalo,esse bombocado usa copo grande e não aquele copo tipo americano - sabe qual? - que a gente toma "pingado" na padaria?. O copo americano tem 150 ml, o grande tem o dobro, ou seja 300 ml. 250 g de açúcar, 200 g de farinha - aproximadamente. Qualquer dúvida fale comigo, ok?
      Abços
      Simone

      Excluir
  2. Respostas
    1. Não. Um copo medida tem mais que uma xícara. Veja a tabela de medidas aqui no blog mesmo: http://www.gostinhodointerior.com/2011/08/tabela-de-equivalencia-de-medidas.html
      Qualquer outra dúvida, fale comigo, ok?
      Abços
      Simone

      Excluir
  3. Ah que legal essas receitinhas antigas! Tenho um monte que estou herdando da minha mãe e da minha avó ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qdo quiser, podemos publicar aqui, no seu nome, da sua mãe ou da sua avó. Basta vc passar uma receita que goste, eu testo e coloco para vc.
      Bjão e volte sempre Andreza!

      Excluir