domingo, 27 de janeiro de 2013

Carpaccio de Haddock


O termo haddock designa o peixe Melanogrammus aeglefinus, a mesma família do Gadus morhua, mais conhecido como bacalhau. O haddock vive nas águas frias do Atlântico Norte. Há espécimes de até 90 centímetros, mas no mercado a média está entre 40 e 61 centímetros e 19 quilos. Tem o dorso marrom esverdeado ou púrpura acinzentado e ventre prateado. Fresca, sua carne magra é branca e de sabor delicado. O haddock defumado é um dos alimentos emblemáticos da mesa britânica, junto com bacalhau e arenque. Na cura do hadoque não se usa tanto sal quanto na do bacalhau. A forma tradicional consiste de desidratação em salmoura leve e defumação. Grande parte do haddock capturado passa pelo processo de cura. É assim que ele é conhecido no resto do mundo, onde não existe o pescado fresco. Por isso, o smoked haddock - eglefino ahumado em espanhol oueglefin fumé em francês - é chamado apenas de haddock, ou hadoque em português. O termo, então, fora do local de origem, se refere quase que só ao peixe assim tratado. O filé tem fibras claras, macias e translúcidas com superfície alaranjada, dada por corantes alimentícios.
Fonte: http://caras.uol.com.br 
O Carpaccio

Ingredientes:
300 g de haddock defumado e fatiado para carpaccio 
Raspas de 1 limão siciliano
Suco de 1 limão siciliano
½ xícara de azeite extravirgem
Pimenta-do-reino a gosto
1/2 colher de chá de pimenta
1 colher de sopa de óleo de oliva
Grãos de pimenta rosa para decorar
Torradinhas, pão preto ou pão integral para acompanhar
Preparo:
Emulsione o suco de limão com o azeite e a pimenta-do-reino
Corte o haddock em fatias muito finas com uma faca afiada (ou compre fatiado) e junte a emulsão. Cubra com filme plástico e leve à geladeira 1 hora, no mínimo. 
Arrume as fatias de haddock em pratos individuais, coloque o molho, as raspas de limão, salpique a pimenta rosa e coloque fatias de pão ao lado. Sirva a seguir.
Dicas:
- Para fatiar finamente, carne ou peixe, coloque a peça inteira no congelador uma hora antes.
- Caso queira acertar o sal – CUIDADO – as carnes defumadas muitas vezes não necessitam de mais sal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário