segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Frutos do Mar


Minhas amigas sempre perguntam sobre o tempo de cozimento e modos de preparo dos Frutos do Mar. Como no sábado fiz meu arroz com camarão super especial, mais uma vez fui questionada sobre o tempo de preparo, então, decidi colocar aqui no blog, para que não haja mais dúvidas! 
Polvos e Lulas
Para os polvos, compre os menores, de até 1 kg, pois são mais macios. Para guardar na geladeira, embale em recipientes plásticos, entre camadas de gelo. Na hora de preparar, o tempo de cozimento: entre 5 e 25 minutos, deixa a carne mais dura, então o ideal é cozinhá-la até 5 minutos, ou então, deixar passar dos 25 minutos, para que a carne volte a ficar macia.
Preparo: cozido, grelhado ou salteado, seguindo a recomendação menor de tempo. Mas se quiser fazer um ensopado ou molho, deixe ultrapassar os 25 minutos para que o polvo absorva melhor os temperos e transfira seu sabor para o molho.
As lulas também devem ser acondicionadas como o polvo. No preparo, as lulas podem ser empanadas, grelhadas ou fritas, assadas com ou sem recheio, cozidas em líquido ou no vapor. O tempo de cozimento é semelhante ao do polvo: ou bem curto (até 5 minutos) ou longo (mais de 25 minutos).
Camarões
Pode servi-los cozidos em água ou em molho, salteados, grelhados com ou sem a casca, fritos, empanados e no vapor. O tempo de cozimento também é curto - entre 1 e 4 minutos, dependendo do tamanho do camarão.
Mexilhão e Vôngole
Guarde na geladeira por até 24 horas, em sua própria concha. Na hora de limpar, esfregue bem as conchas com uma escova sob água corrente. Um jeito fácil de abri-los é cozinhando com pouca água - as conchas abrem com o calor. Se elas não abrirem mesmo com o cozimento, significa que não estão frescas. Você pode servi-los crus, cozidos em água e sal, no vapor e também com vinho e temperos aromáticos.
Lagostas, Lagostins e Cavaquinhas
Tanto lagostins quanto lagostas e cavaquinhas podem ser cozidos, grelhados com a casca, em risotos, massas, saladas e salteados com temperos.
Na hora de comprar lagostas e cavaquinhas, sempre escolha as maiores, entre 500 g e 1 kg, pois sua carne é mais macia, e seu sabor, mais delicado. Suas caudas também podem ser encontradas congeladas - e aí, neste caso, use a técnica do descongelamento dentro da geladeira, por 24 horas.
Ostras
Pode servir as ostras "in natura", apenas com gotas de limão e pimenta, ou então em versões empanadas, fritas ou gratinadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário