quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Salada Niçoise

Estou eu sentadinha no meu escritório em casa e olha só a visão que tenho do meu jardim, depois de tantos dias chuvosos ou ameaçadores:
Diga se não estava digno de parar com meu trabalho, sair no jardim e tirar outra:
Com toda essa inspiração, decidi então partir para uma saladinha deliciosa que sempre faço aqui em casa, só não coloco as cebolas:
A Salada Niçoise é uma especialidade culinária famosa de Nice agora encontrada em todo o mundo.
Ao contrário do que é servido em muitos restaurantes, tradicionalmente a salada niçoise não contém legumes cozidos, arroz, batatas ou feijão verde. Mas não existe uma receita oficial para esta salada, de modo que cada cozinheiro pode decidir sua própria receita.
Ingredientes:
1/2 maço de alface
atum em conserva
2 tomates cortados em quartos
10 azeitonas pretas
1 cebola roxa fatiada
60 g de vagem cozida
1 pimentão vermelho cortado em julienne
2 fundos de alcachofra
2 ovos cozidos cortados em quartos
60 ml de azeite extravirgem
20 ml de vinagre de vinho branco
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo:
Higienize as folhas. Rasgue em pedaços e reserve. Coloque os ovos para cozinhar. Cozinhe a vagem por 8 minutos em água fervente salgada. Passe por água fria, escorra e reserve. Retire os ovos, descasque, corte em quatro e reserve. Corte os fundos de alcachofra em lâminas, as vagens ao meio, os tomates em quatro partes, o pimentão em tiras finas. Prepare a vinagrete: misture os ingredientes e emulsione. Arrume as folhas na travessa ou em pratos individuais, sobre a cama de alface coloque as vagens, a cebola fatiada, a alcachofra, o pimentão, os ovos, os tomates, o atum no centro e envolva com a vinagrete.
Sugestão da chef: 
Se quiser usar o atum fresco. aqueça o forno a 180º C, coloque 300 g de atum sem pele, 50 ml de azeite, folhinhas de tomilho fresco, 1 folha de louro em uma pequena assadeira. Leve ao forno por 30 minutos e deixe esfriar dentro da assadeira. Retire e coloque numa grelha para retirar o excesso de azeite antes de utilizar.

Um comentário:

  1. Nossa, que loucura rsrsrs
    Que vista linda e que salada deliciosa, parabéns.

    Liane

    ResponderExcluir