quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Charutinho de Folha de Uva

Recheio
Ingredientes:
1/2 k de carne bovina moída
250 g de arroz lavado e escorrido
3/4 de xícara de salsinha picadinha
1 colher de café de pimenta-síria
1 dente de alho socado com um pouco de sal
1 colher de sopa de óleo
Sal a gosto
Preparo:
Refogar o arroz ligeiramente, com o óleo e metade do alho socado. Deixá-lo cru. Misturar o arroz, a carne crua, a salsinha picadinha, a pimenta-síria e o sal. Reservar.
Charuto
Ingredientes:
1/2 k de folhas de uva pequenas (frescas ou em conserva)
1/2 k de músculo
1 colher de sopa de manteiga
1 dente de alho socado com um pouco de sal
8 a 10 dentes de alho com casca
2 colheres de sopa de essência de romã
Suco de 1 limão
Sal a gosto
Preparo:
Em uma panela refogar os pedaços de carne, com o alho até dourar. Reservar na própria panela.
Lavar as folhas de uva e mergulhá-las em uma panela com água fervente para amolecerem. Se as folhas de uva forem em conserva, lavar várias vezes até retirar o sal. retirar as folhas da panela e escorrer. Retirar a nervura central e desprezar. Abrir as folhas de uva deixando a parte mais opaca para cima. Colocar o recheio no centro (1 colher de chá, mais ou menos), dobrar as laterais e enrolar em formato de charutinhos pequenos e delicados. É importante ficar uma folguinha pois o arroz vai inchar durante o cozimento.
retirar a carne da panela onde foi dourada. Na mesma panela dispor os charutinhos em camadas, deixando um espaço na parte central, para colocar os pedaços de carne refogados. Colocar alguns dentes de alho com casca sobre a última camada e cobrir com um prato de louça para que os charutos não bóiem. Encher com água filtrada, colocar o sal e a essência de romã.
Cozinhar em fogo brando por aproximadamente 1 e 1/2 hora. Se necessário, acrescentar mais água durante o cozimento. Quando já estiverem cozidos adicionar a manteiga e o suco de limão. Desligar. Servir quente acompanhado de coalhada fresca, ou coalhada seca, ou ainda coalhada com pepinos.
E, DELICIE-SE!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário