sábado, 16 de fevereiro de 2013

Panqueca ou Crepe?



Depois de uma semana absolutamente impotente pela falta do meu computador, aqui estou de volta!!!!! E para falar de uma delícia chamada panqueca... ou crepe?

Panqueca é uma massa muito fina, feita com farinha, ovos, leite e óleo ou manteiga. Prepara-se no formato redondo em frigideira ou chapa, levemente untada. Pode ser recheada com cremes doces ou salgados, geléias, doces em pasta, carnes, cogumelos, frutos do mar e mais uma infinidade de outros ingredientes. Serve-se aberta ou fechada, acompanhada de molho ou não. Existem panquecas de menor diâmetro e espessura mais grossa (pancake), servidas abertas, tradicionais no café da manhã norte-americano, acompanhadas de manteiga, mel ou maple (xarope retirado da seiva de plátanos, árvore símbolo do Canadá). Na Itália são conhecidos como "crepelle", na Rússia, "blinis", que tradicionalmente acompanham o caviar. Na França, chamadas crepes, são feitas com massa muito leve e fina e encontrados por todo o país nas mais diversas formas (dobras) e com inúmeros recheios.
Origem:
A origem do crepe é antiga. Eles são consumidos de várias formas há cerca de 9.000 anos.  A primeira receita de crepe que se tem notícia foi encontrada na França, por volta de 1390 em um livro de culinária chamado "Manger de Paris" (Comida Parisiense). 


Ingredientes:
250 g de farinha
1 pitada de sal
1 colher de chá de açúcar
2 ovos levemente batidos
410 ml de leite
1 colher de sopa de manteiga derretida
Manteiga para fritar
Preparo:
Peneire a farinha, o sal e o açúcar em uma tigela e faça um buraco no centro. Misture os ovos e leite, juntamente com 125 ml de água e despeje lentamente no centro dos ingredientes secos, mexendo o tempo todo para incorporar a farinha até obter uma massa lisa. Misture a manteiga derretida. Cubra e leve à geladeira por 20 minutos.
Aqueça uma panela de crepe ou uma frigideira profunda antiaderente e unte com um pouco de manteiga. Despeje massa suficiente para cobrir a base da panela em uma camada fina e uniforme, retire o excesso. Cozinhe em calor moderado durante cerca de um minuto, ou até que o crepe comece a descolar-se do lado da panela. Vire o crepe e cozinhe do outro lado por 1 minuto, ou até ficar levemente dourado. Empilhe os crepes em um prato com pedaços de papel manteiga entre eles e cubra com papel alumínio, enquanto você cozinha o resto da massa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário