sábado, 23 de fevereiro de 2013

Pão de Queijo


Tarde chuvoooosa!!!!! Sabem aquela chuvinha constante, deliciosa para tirar uma sonequinha? 
Mas, eu? Tirando sonequinha? Achei que pelo jeitão do dia compensava ir para a cozinha e preparar algo para o cafezinho da tarde. Lembrei de um amigo meu, mineirinho, que me perguntou de receitas mineiras no blog. Quando pedi a ele que me sugerisse algo, ele disse rindo: "pão de queijo, uai!!!"
Então, meu amigo mineirinho, lembrei de algumas receitas que deram certo, da dona Maria Stella Libânio, da Carla Pernambuco e aqui está, para você! Não sei se vai ficar igual aos pãezinhos de queijo que você está acostumado, mas, para mim ficou uma delicinha!!!!!

Ingredientes:
500 g de polvilho azedo
100 ml de água morna
80 ml de óleo de milho ou banha derretida (como ainda se faz em muitas casas de MG)
Leite, 180 ml
Sal a gosto
2 ovos inteiros
250 g de queijo minas curado ralado
Preparo:
Escalde, vagarosamente para não formar grumos, o polvilho com a água morna. Junte o leite, o óleo e o sal. Em outra panela, ferva e acrescente ao polvilho misturando com as pontas dos dedos, adicione os ovos e o queijo, misture muito bem.
Resfrie a massa, faça bolinhos (eu fiz pequenos e delicados, para tomar com um cafezinho) e congele (como ia assar hoje mesmo, deixei cerca de 1 hora no freezer, para que ficasse firme). Asse em forno preaquecido, na hora de servir.

7 comentários:

  1. leite? sério? LEITE?
    por isso que esse pão-de-queijo tá feinho assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida mineira, incrível!!! Você não traduz a delicadeza da sua região, enfim, para tudo há uma exceção, não é?
      Esse pão de queijo foi feito para um cafezinho da tarde, é pequeno e ficou bem agradável, garanto. Além de tudo, a receita é de uma conterrânea sua muito famosa Dona Maria Stella Libanio Christo, mãe do Frei Betto (Belo Horizonte, 1918 - 19 de junho de 2011)que foi uma culinarista e escritora brasileira. Seu primeiro livro, Fogão de Lenha, despertou muito interesse, correspondido pela autora com vários outros, versando, em geral, sobre culinária e, particularmente, a cozinha mineira.
      De qualquer forma, agradeço seu comentário e, volte sempre!

      Excluir
  2. leite? Eita... estraga o pão de queijo não, sem contar que fresco é milhões de vezes melhor que congelado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Goiana, nem vou me dar ao trabalho de responder a você, basta que leia o comentário que fiz para a mineira, acima. Mais um detalhe, não é do meu feitio, usar produtos congelados, ok?
      Volte sempre, afinal, você se deu o trabalho de comentar, não é?

      Excluir
  3. os paes ficaram lindos vou tentar fazer!

    ResponderExcluir