segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Risoto Básico com Pesto

Poderia ser melhor? Juntar um risoto básico com um pesto consistente e fresco? Vi essa receita no livro de Jamie Oliver e, corri para a cozinha!!! Copiei até o serviço, só não coloquei o alho no risoto básico, mas como o próprio Jamie comentou, a combinação de sabores é fantástica!
Ingredientes:
Para o Risoto
1,2 l de caldo de legumes
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 cebola bem picadinha
1/2 talo de salsão aparado e picadinho
400 g de arroz arbóreo
2 taças de vinho branco seco
Sal e pimenta-do-reino a gosto
70 g de manteiga sem sal
120 g de queijo parmesão ralado na hora
Para o Pesto
1/2 xícara de pinolis
1/2 dente de alho descascado e picado
Sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora
2 xícaras de folhas de manjericão fresco picadinho
1 xícara de queijo parmesão ralado
Azeite de oliva extravirgem
Prepare o Pesto:
Coloque os pinolis numa assadeira e leve ao forno, sob uma grelha por 1 minuto, apenas para aquecê-los, sem dourar, isso acentuará seu sabor. Soque o alho com uma pitada de sal e as folhas de manjericão, ou passe num processador de alimentos Quando a mistura se transformar num purê, coloque numa tigela, esmague os pinolis e junte-os à mistura de manjericão. Adicione metade do parmesão e mexa lentamente, acrescentando o azeite aos poucos (use apenas o suficiente para dar liga e obter uma consistência cremosa. Tempere a gosto e a seguir, junte o queijo restante. Despeje mais um pouco de azeite e prove para certificar-se do sabor e consistência.
Prepare o risoto:
Mantenha o caldo aquecido. Em uma panela separada aqueça o azeite e a manteiga, adicione a cebola e o salsão. Cozinhe em fogo baixo, até que os vegetais estejam tenros, sem dourar. Acrescente o arroz e aumente o fogo, mexa até que o arroz fique ligeiramente translúcido. Adicione o vinho sem parar de mexer. Quando o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente e abaixe um pouco o fogo. Continue colocando o caldo conforme for secando e mexa delicadamente para que o amido se solte. Esse processo leva 15 minutos, então, experimente o arroz para checar se está cozido, ele deve ficar tenro, mas com uma leve consistência. Ajuste os temperos com o sal e pimenta-do-reino, retire a panela do fogo, adicione a manteiga e o parmesão. Misture bem, tampe a panela e deixe descansar por 2 minutinhos. Sirva a seguir em pratos individuais, com uma boa colher de pesto por cima. Polvilhe pinolis e mais parmesão ralado.


Um comentário: