sexta-feira, 22 de março de 2013

Mousse de Chocolate com Pimenta e Flan de Coco


Mousse de Chocolate com Pimenta

Essa receita eu achei no Basilico, apenas tirei a flor de sal na hora de polvilhar a mousse, que considero opcional e infelizmente, eu estava sem... 
Minha intenção era realmente o chocolate com pimenta fazendo uma alusão a ingredientes mexicanos.
Ingredientes:
340 g de chocolate amargo cortado em pequenos cubos
150 g de leite integral
2 gemas
7 claras
2 colheres (sopa) de açúcar
Pimenta-rosa esmagadinha para polvilhar a mousse
Azeite para regar a mousse (usei um azeite orgânico, italiano, com acidez máxima de 0,4%)
Preparo:
Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Reserve.
Enquanto derrete o chocolate, ferva o leite e acrescente ao chocolate derretido e ainda morno. Envolva suavemente o leite no chocolate. Adicione as gemas (eu peneiro antes) e envolva no chocolate sempre com suavidade. Não é necessário mexer muito, apenas envolver totalmente os ingredientes.
Bata as claras na batedeira em velocidade média até estarem montadas sem estar completamente duras. Aumente a velocidade e adicione o açúcar aos poucos. Continue a bater as claras até ficarem muito firmes e brilhantes. Adicione um terço das claras ao chocolate. Misture com uma espátula. Adicione as claras restantes e envolva-as cuidadosamente até serem completamente incorporadas.
Coloque a mousse numa taça grande ou em tacinhas individuais e refrigere por, no mínimo, uma hora. Na hora de servir, tempere com o azeite e a pimenta-rosa ligeiramente esmagada.
Maravilhosa!!!


Flan de Coco

Aqui, um bom exemplo de como uma receita comum pode se transformar em algo mais sofisticado. Basta escolher a maneira de servir e os acompanhamentos adequados.

Ingredientes:
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
5 colheres (sopa) de água fria
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
200 ml de leite de coco 
50 g de coco ralado em flocos
Preparo:
Hidrate a gelatina com a água e leve ao banho-maria, até derreter. No liquidificador, bata o creme de leite, o leite condensado e o leite de coco. Acrescente a gelatina hidratada e bata novamente. Despeje em uma forma grande ou em forminhas individuais e leve à geladeira por no mínimo 4 horas. 
Coloque o coco ralado em uma frigideira e leve ao fogo baixo. Mexa até dourar. Desenforme o flã, salpique com o coco e sirva a seguir.
Dica: Eu servi com uma geleia de morango com pimenta, dissolvida e colocada numa colher ao lado do flan.
Ficou divino!!!!!


Agora, junte as duas sobremesas e, DELIRE!!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário