terça-feira, 12 de março de 2013

O Jantar Mexicano da Confraria dos Prazeres


No sábado, fizemos aqui mais um delicioso encontro da “Confraria dos Prazeres”, o nosso grupo que estuda vinhos. Foi incrivelmente bom! 
A noite estava linda, bebida boa, comida boa (modestinha, né?) e amigos maravilhosos!
O tema principal do jantar foi comida mexicana, claro que com mil licenças poéticas!!!!
O cardápio foi o seguinte:
Para Aperitivar:
Tapas -
-Camarão puxado no alho com molho Aioli no pão tostado
- Carne de siri no pão tostado
- Chorizo premium e tradicional com queijo cheddar, no pão tostado
- Tortilla de Batatas com azeite trufado
- Guacamole com Doritos
Entrada:
Pimientos Rellenos
Prato Principal:
Chilli e Arroz branco
Sobremesa:
Mousse de Chocolate com Pimenta-rosa e Azeite
Flan de Coco
Calda de Morangos com Pimenta

Então, para começar, as receitas das Tapas:
- Camarão no alho com Aioli
Para 1 k de camarão 7 barbas, usei 4 dentes grandes de alho bem picadinhos, azeite (mais ou menos 2 colheres de sopa), 1 xícara de vinho branco seco, pimenta-do-reino, sal e folhinhas de tomilho a gosto.
Dourei o alho no azeite, coloquei os camarõezinhos e salteei. Acrescentei o vinho branco, abaixei o fogo e esperei que evaporasse um pouco o álcool, temperei com o sal, pimenta-do-reino e folhinhas frescas de tomilho. Cortei fatias de pão com 1,5 cm de espessura e levei ao forno preaquecido para dar uma tostadinha de leve , formando uma crostinha, porém, mantendo a maciez do pão no miolo. Na hora de servir, coloquei um pouquinho dos camarõezinhos e uma colherinha do molho Aioli por cima. 
Para o Molho Aioli, usei 3 gemas de ovo, 3 dentes de alho (sem a alma), 800ml de azeite de oliva, Suco de ½ limão tahiti, sal e pimenta a gosto. Fiz uma pasta do alho fresco, cortado em fatias e amassado com sal no pilão. Em um liquidificador,  coloquei a pasta de alho, as gemas, sal e pimenta a gosto. Bati rapidamente e acrescentei lentamente o azeite. Despejei em fio, sem parar de bater. Por último, acrescentei o suco de limão. A consistência final do molho aïoli deve ser semelhante à de uma maionese.  
- Carne de Siri
Para ½ k de carne de siri limpinha, usei 1 cebola grande bem picadinha, 2 dentes de alho picadinhos, azeite, 1 xícara de vinho branco seco, sal, pimenta-do-reino e salsinha picadinha. Coloquei a cebola com o azeite em fogo baixo, até murchar, acrescentei o alho e dourei levemente, juntei a carne de siri e refoguei. Adicionei o vinho branco, temperei com o sal, a pimenta-do-reino e finalizei com a salsinha picadinha. Usei o mesmo procedimento descrito acima para tostar os pães e na hora do serviço, coloquei a carne de siri sobre as fatias de pão.



- Chorizo com Cheddar
Fatiei finamente 150 g de chorizo extra e mais 150 g de chorizo mouro, ambos da Charcutaria portuguesa Primor. Coloquei sobre as fatias de pão e cobri com fatias de queijo cheddar. Levei ao forno até derreter o queijo.





- Tortilla de Batatas com Azeite Trufado
A tortilla espanhola é mais conhecida como Tortilla de Patatas na Espanha. E uma tortilla francesa é o que chamamos de omelete sem batata. E também é umas das boas tapas espanholas.
Existe uma polémica interessante, dizem que a tortilla tradicional não leva cebola.
Existem muitos tipos de Tortilla, a tradicional é de batatas, a omelete é tortilla francesa e uma tortilla com pimentões, cebola e chouriços pode ser chamada de Tortilla Campera. 
Aqui a receita de Tortilla de Patatas:
A tortilla faz-se em 3 passos:
Passo 1: Lave e corte as batatas em finas fatias. (eu, pré-cozinhei as batatas “al dente” e  como usei cebolas finamente fatiadas, murchei as fatias de cebola no azeite até ficarem douradas, retirei e reservei). Coloque mais azeite na frigideira e quando estiver quente, frite as batatas com um pouco de sal. Quando as batatas ficarem douradas, escorra o azeite e retire as batatas. As batatas devem ficar sem azeite, use um papel absorvente para retirar o máximo de azeite possível.
Passo 2: Bata os ovos com um pouco de sal, junte as batatas, as cebolas e misture.
Passo 3: Prepare a frigideira com duas colheres de azeite, coloque a mistura de ovos, cebolas e batatas na frigideira.
Truque: Agite a frigideira para que a tortilla não queime no fundo.  Quando começar a ficar sequinha, coloque uma tampa ou um prato da largura da frigideira por cima e vire a tortilla. Doure do outro lado e retire. Corte em cubos, regue um pouco do azeite de trufas e sirva com palitinhos.
Para essa receita, usei 4 batatas médias, 8 ovos, 1 cebola finamente fatiada, sal, pimenta-do-reino, e o azeite trufado.
- Guacamole
Usei 2 tomates médios sem sementes picadinhos em cubinhos,1 pimenta dedo-de-moça pequena, sem sementes e bem picadinha, 1/3 de maço médio de coentro picadinho, 2 abacates médios, suco de 1 limão médio, 1 cebola média picadinha,
3 colheres (sopa) de azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino a gosto.
Tortilla pronta ou salgadinhos de milho para acompanhar. Coloquei Doritos.
Cortei os abacates ao meio, retirei o caroço e coloquei a polpa num prato fundo. Amassei grosseiramente com um garfo, deixando alguns pedaços e reguei com o suco de limão. Adicionei os tomates e a pimenta picados, o coentro, a cebola, o azeite, o sal, a pimenta-do-reino e misturei.
Dicas: Sirva o guacamole logo depois de pronto, para evitar que o abacate escureça e fique amargo. Caso não vá servir imediatamente, conserve o guacamole na geladeira junto com o caroço do abacate, que deve ser lavado e seco com toalha de papel.

Gostaram? Amanhã a receita dos Pimientos rellenos que servi de entrada. Imperdível!!!


Um comentário:

  1. Entre para a rede social www.taloko.tk

    A rede social para conhecer gente nova!

    Totalmente gratuita e sempre será!

    ResponderExcluir