terça-feira, 5 de março de 2013

Risoto de Abacaxi


Acho que dá para perceber que tem abacaxi sobrando por aqui, não é? Bem, é uma fruta que gosto muito e acho que combina com diversos pratos. Esse aqui, ficou especialmente bom, bom demais!!!
Ingredientes:
1/2 abacaxi
1 cebola média picadinha
1 colher (sopa) de manteiga integral sem sal
1 xícara de Busca Vida (cachaça com mel)
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
1 l de caldo de legumes
Sal e pimenta-do-reino a gosto
25 g de manteiga gelada
½ xícara de queijo parmesão ralado
Lascas de amêndoas tostadinhas para decorar

Preparo:
Separe 4 fatias do abacaxi descascado, de 1,5 cm de espessura cada uma e reserve. Pique o restante em pedaços pequenos eliminando o talo central. Reserve.
Em uma panela, refogue a cebola com uma colher de manteiga, em fogo baixo. Acrescente o arroz e misture bem. Adicione a cachaça e deixe evaporar por alguns minutinhos. Aumente o fogo e vá acrescentando o caldo de legumes, concha a concha, mexendo sempre, até secar o caldo. Mantenha esse ritual por 10 minutos. Junte o abacaxi picadinho, com o caldo formado e continue colocando o caldo de legumes por aproximadamente mais 10 minutos (o arroz deve ficar “al dente”- não muito mole). Tempere com sal e pimenta-do-reino, desligue o fogo e coloque a manteiga, mexendo com mais vigor. Finalize com o queijo parmesão ralado, tampe a panela e sirva depois de 3 minutos, polvilhado com as lascas de amêndoas e as fatias de abacaxi grelhadas.

Sugestão de serviço:
Retire do fogo, distribua as fatias de abacaxi nos pratos e coloque por cima o risoto. Decore com as amêndoas em lascas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário