sábado, 6 de abril de 2013

Queijos da França


Muito, muito tempo sem escrever!!!!!
Para compensar, vou falar sobre queijos, Sempre uma boa ideia, não é?
Como existe uma enorme variedade, vou começar aqui, por queijos franceses, alguns deles, claro!!!! A França tem muitos dos mais fascinantes queijos do mundo, na verdade, mais de 750 deles.
Acho que vou colocar aqueles que mais gosto... apesar de que gosto de todos!!! E também não vou mencionar todos os AOC (apelação de origem controlada). Queijos à semelhança com os vinhos e a fim de preservar e proteger as tradições seculares, criou um sistema de regras escritas obrigatórias que determinam alguns aspectos na produção dos queijos: área onde o gado pode pastar, origem e tipo de alimentação do gado, a raça que produz o leite, época em que o queijo é feito, métodos de fabrico, forma e forma de armazenagem.. Essas regras garantem a qualidade dos famosos queijos franceses, protegendo-os de cópias.


Boursin
Características: semicilindro sem casca, com 80 g, úmido, cremoso, com sabor rico e adocicado, leve toque de acidez. Pode ter variações com alho, ervas ou pimentas.
Origem: Ile-de-France e Normandia
Leite: vaca
Sirva com/Combina com: queijo de mesa, pratos de forno

Brie de Meaux (AOC)
Características: a casca de bolores brancos tem fermentos castanho-avermelhados, as marcas das esteiras de palha onde o queijo matura são visíveis. O pai de todos os queijos, foi registrado pela primeira vez em 774, quando Carlos Magno o provou em Brie e ordenou que todos os anos lhe fossem enviados dois carregamentos para Aix. O meaux perfeito é macio, voluptuoso sem derreter demasiado sabor suave e intenso.
Origem: Ile-de-France
Leite: vaca
Sirva com/Combina com: combinação perfeita com geleia de frutas vermelhas

Brillat-Savarin
Características: Pode ter uma casca mole e branca, porém, eventualmente, pode criar uma casca grossa e aveludada.
Batizado com o nome do magistrado francês que publicou o livro gastronômico “La Physiologie du Goút”.
É um queijo de triplo creme.
Origem: Normandia
Leite: vaca
Sirva com/ Combina com: queijo de mesa e canapés

Camembert de Normandie
Características: crosta fina de bolor branco, que se torna impregnada de pigmentos vermelhos, castanhos e amarelos à medida que matura. Sabor suave, semelhante a carne e lembra sopa de cogumelos silvestres, inclusive no aroma. O Camembert começou sua vida lá pelas alturas da Revolução Francesa, quando a família de Marie Harel deu guarida a um padre da região de Brie.
Origem: Normandia
Leite: vaca
Sirva com/Combina com: delicioso recheado com mel e amêndoas




Chabichou du Poitou (AOC)
Características: Textura mais firme e cremosa do que granulosa e o queijo tem um fresco sabor a amendoim.
Origem: Poitou-Charentes
Leite: Cabra
Sirva com/combina com: queijo de mesa, grelhado




Chevrotin
Características: Casca lavada farinhenta, cor de laranja amarelada, um dos poucos queijos de cabra com casca lavada, tem uma textura quase liquefeita, rica e voluptuosa. Tem um suave aroma a cabra e maravilhosa complexidade de carácter, de sabor, lembra nozes.
Origem: Rhône-Alpes
Leite: vaca e cabra
Sirva com/Combina com: queijo de mesa, refeições leves 

Livarot (AOC)
Características: Casca lavada castanha macia e brilhante, tem alguns bolores brancos e, ocasionalmente, azulados. Textura flexível, de paladar pesado e sabor picante no final.
Origem: Normandia
Leite: vaca
Sirva com/Combina com: Queijo de mesa, refeições leves.


Münster (AOC)
Características: A cor da casca lavada e pegajosa varia entre o amarelo-alaranjado e o castanho- avermelhado. Não se deixe intimidar pelo cheiro, o queijo é maravilhoso! Macio com sabor doce e salgado ao mesmo tempo, final aromático, intenso e condimentado.
Origem: Alsácia
Leite: vaca (Vosgiennes – que produzem um leite com alto teor protéico)
Sirva com/Combina com: Queijo de mesa, refeições leves, grelhados, tradicionalmente servido também com batatas cozidas e sementes de cominho.



Pont L’Evéque (AOC)
Características: Casca lavada amarelo-acinzentada. O aroma do queijo é comparado às caves úmidas e bafientas e aos pátios de quintas, mas seu sabor é deliciosamente salgado e picante, com um pequeno toque de doçura e paladar final forte. Textura elástica e, aberta, o queijo é reluzente graças à riqueza do leite.
Origem: Normandia
Leite: vaca (as vacas da Normandia produzem alguns dos melhores queijos franceses)
Sirva com/Combina com: queijo de mesa.




Reblochon (AOC)
Características: Queijo semiduro tradicional, leite não pasteurizado. A casca natural, entre o amarelo e cor de laranja, tem um bolor em pó, fino e branco. Tem uma textura flexível e cremosa que flui e acaricia o céu da boca. Aroma quente a leveduras, com doce sabor de nozes acabadas de partir, porém, o queijo feito por particulares é mais intenso e complexo, com sabor de ervas frescas e flores dos campos alpinos.
Região: Haute-Savoie
Leite: vaca
Sirva com/Combina com: Queijo de mesa, fundir.



Roquefort
Características: casca natural pegajosa marfim claro. Aroma característico e sabor caramelado do leite de ovelha, completando com o paladar ácido e metálico do bolor azul.
Origem: Rouergue
Leite: ovelha
Sirva com/Combina com: fica perfeito sobre o medalhão de carne. “Macio, o roquefort fica ótimo em molhos”.






Saint- Marcellin
Características: casca natural, rugosa, coberta por uma camada branca. Com a idade, desenvolve um delicado bolor azul e pigmentos vermelhos e amarelos. Esse queijo é conhecido por já, desde 1461, ser servido à realeza. Quando ainda jovem apresenta textura entre firme e liquefeita e um sabor suave, ligeiramente salgado. Quando curado é irresistível, com um leve sabor a levedura.
Região: Rhône-Alpes
Leite: vaca ou cabra
Servir com/ Combina com: Queijo de mesa

Saint-Paulin
Características: Queijo semiduro baseado no queijo Port-du-Salut, é um queijo popular desde que foi feito pela primeira vez em 1930 e produzido a partir de leite pasteurizado, Tem aroma agridoce, levemente fumado.
Região: várias
Leite: vaca
Servir com/combina com: Queijo de mesa, fundir e refeições leves.

Sinceramente, acho melhor parar por aqui!!!!! Estou quase colocando todos eles na minha frente com alguns bons pães e matando toda essa vontade que fiquei!!!!
Na próxima, Queijos Italianos!!!! Dio!!!!!

Um comentário:

  1. Você gostaria de receber milhares de visitas no seu Blog ou Site todos os dias?
    Conheça WWW.DIVULGABLOGSITE.COM
    Uma ideia simples porém genial!
    Um muro onde você cola nele o Banner do seu Blog
    ou
    Cola o nosso Banner na sua área de parceiros e aparece de graça automaticamente listado na página segundaria: divulgablogsite.com/referrer.php (a segunda página de maior visita do site)
    Recebemos uma média de 7 milhões de visitas diárias no muro!
    Mais de 400 Blogs já colaram nosso Banner, grave sua marca neste muro e faça parte da história da internet brasileira.




    Would you like to receive thousands of hits on your blog or website every day?
    Meet WWW.DIVULGABLOGSITE.COM
    A simple but brilliant idea!
    A wall where you paste it to your Blog Banner


    O único site totalmente gratuito especializado em promover encontros infiéis entre casados Trair.tk , apoia esta ideia.

    ResponderExcluir