terça-feira, 21 de maio de 2013

O Porco Desossado à moda do Julio

Tenho um casal muito querido lá do sul, Celso e Nilve, ele de Passo Fundo e ela de Carazinho, sou amiga dos filhos e netos deles também. Aqui eles tinham duas fazendas com gado e cordeiros, além disso plantavam milho para revenda aos criadores de porcos. Uma das fazendas foi vendida para lotear (uma pena) e lá agora tem um campo de golfe, que vemos da fazenda menor. Foi ali o nosso encontro de sábado há 15 dias para provar o famoso porco desossado do Julio. O Julio, sobrinho deles, natural de Pato Branco, viveu em Clevelândia por muito tempo, mudou-se para cá tem poucos meses e resolveu reunir toda a família para literalmente "detonar" essa iguaria! 
Para assar o porco, o Julio fez uma caixa galvanizada fechada enorme, com a brasa lá no fundo e uma grelha quase perto da tampa, ou seja, esse porco foi assando aos pouquinhos, por volta de 8 horas. Para prepará-lo, depois de desossado, o Julio fez uma marinada com:
Alfavaca
Cebolinha
Salsinha
Alecrim
Manjericão
Pimentão vermelho 
e, muito alho
Como o tempero é feito por imersão, além de água, o Julio colocou um pouco de cachaça, que ajuda bem na hora de "pururucar".
E para saber a quantidade de sal, o Julio colocou um ovo na água, pois quando está saturada, este ovo sobe.
O porco, jovem, ficou durante 12 horas nessa marinada, para depois assar na caixa com tampa.
O porco assando na caixa galvanizada. Sr Celso cortando o porco para servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário