quinta-feira, 11 de julho de 2013

Acarajé

Ingredientes:
Acarajé
1 k de feijão fradinho limpo, sem casca e sem pele
2 cebolas médias picadas
2 dentes de alho
1 colher de sopa de sal
1 litro de azeite-de-dendê para fritar
Vatapá
400 g de pão amanhecido
1 xícara (chá) de leite de coco
1 xícara (chá) de azeite-de-dendê
1 xícara (chá) de cebola picada
¼ de xícara (chá) de camarões secos inteiros
½ xícara (chá) de camarões secos e moídos
¼ de xícara (chá) de castanha de caju moída
¼ de xícara (chá) de amendoim moído
Sal a gosto
100 g de bacalhau cozido e desfiado
3 xícaras de caldo de peixe (receita aqui)
½ colher (chá) de gengibre ralado
 
Cozinha Regional Brasileira
Preparo:
Acarajé
Numa bacia coloque o feijão com bastante água e deixe de um dia para o outro, o que facilita a retirada das cascas. No dia seguinte lave várias vezes até que a casca se desprenda. Bata aos poucos o feijão, as cebolas, o alho e o sal no liquidificador até obter uma massa lisa. Coloque a massa em um recipiente fundo e bem limpo. Mexa de baixo para cima com uma colher de pau até que a massa fique fofa e dobre de tamanho. Esquente o azeite-de-dendê em uma frigideira grande e mais funda. Molhe uma colher grande na água fria e use-a para moldar bolinhos com a massa. Coloque-os no azeite-de-dendê fervendo para fritar. Sirva o acarajé recheado com o vatapá, pimenta e camarão seco refogado na cebola com azeite-de-dendê e molho vinagrete.
Vatapá
Amoleça o pão levemente no leite de coco e bata no liquidificador. Reserve. Aqueça o azeite-de-dendê e refogue a cebola com os camarões secos inteiros. Acrescente a castanha de caju e o amendoim , os camarões secos moídos e sal, mexendo bem. Em seguida adicione o creme de pão batido, o bacalhau desfiado e o caldo de peixe. Deixe cozinhando em fogo brando, mexendo sempre. Quando estiver soltando da panela, adicione o gengibre, misture rapidamente e retire do fogo. Experimente para verificar se o pão está bem cozido, ou seja, sem o gosto de pão cru.
Dicas:
  • Você pode usar a farinha de feijão fradinho para acarajés (já pronta)
  • Para não queimar o óleo de dendê na hora de fritar, coloque uma cebola inteira com casca na frigideira e deixe-a ali durante a fritura.
  • O vatapá acompanha muito bem xinxim de galinha, arroz branco e moqueca-de-peixe.


Sabor do Brasil : o Acarajé do Convento do Carmo (Pelourinho)

Um comentário: