terça-feira, 2 de julho de 2013

Mais um Jantar da Confraria dos Prazeres e o Entrevero

Mais uma semana cheia de eventos... Infelizmente não deu para estar aqui, mas vou contar o nosso último encontro com o grupo do vinho, em detalhes!
Cardápio
Entrada: 
Consommé ( receita logo mais)
Prato Principal: 

Meu "mestre" pediu uma comida encorpada e de inverno como prato principal, como escrevo para ele no clube de vinhos, e lá ele queria um prato do sul, escolhi um prato típico de Santa Catarina, muito apreciado nessa época, o "Entrevero", prato das regiões serranas, conhecido nos três estados, com algumas variações no preparo. Apesar de ser aceito o nome “ENTREVEIRO” como um brasileirismo, o verdadeiro nome é “ENTREVERO”, que tem sua origem na língua espanhola platina e que significa confusão, mistura desordenada. Daí a origem do nome do prato, muito usado na região serrana. O prato leva pinhão, semente da araucária, é uma das iguarias do Sul do Brasil. Geralmente é consumido cozido apenas com água e sal ou assado. Mas tem sido cada vez mais usado na culinária, em saladas, risotos, carnes assadas...
Assim como existem variações nos estados do sul, fiz também a minha versão do "Entrevero" e aqui está a receita:
Ingredientes:
200g de bacon em cubinhos
250g de carne bovina em cubos
250g de carne suína em cubos
300g de linguiça calabresa fininha em rodelas
Azeite de oliva o quanto baste para selar as carnes
500g de pinhões cozidos, descascados e partidos ao meio
2 cebolas grandes picadinhas
2 xícaras de pimentões, amarelo e vermelho, em cubos grandes
4 tomates sem sementes, picados
1 cálice de vinho tinto seco
Salsinha picadinha a gosto
Preparo:
Numa panela grande, comece fritando o bacon em fogo baixo. Depois de frito, retire e reserve. Na gordura que ficou do bacon, sele a carne bovina. Depois de selada, retire e reserve. Siga selando as carnes (suína e calabresa, uma de cada vez). Na mesma panela, em fogo baixo, coloque as cebolas picadinhas até que fiquem transparentes e murchas, acrescente o alho picado e doure por alguns minutinhos. Junte os pimentões cortados e refogue por alguns minutos. Adicione os tomates e mexa, até que comecem a murchar. Coloque as carnes seladas, de volta na panela, mas reserve as linguiças, e agregue aos ingredientes. Verta o vinho e mexa novamente. Espere ferver por uns minutinhos, tempere com o sal, pimenta-do-reino moída na hora e o cominho. Acrescente água fervente suficiente para cozinhar as carnes e torná-las macias. Quando as carnes estiverem no ponto, coloque as linguicinhas e cozinhe por mais alguns minutos. Junte então, o pinhão. Está pronto!
O Entrevero é servido com arroz ou pães e azeite de oliva.
Sobremesa:
Tarte Tatin (receita aqui)

Um comentário:

  1. Mulher cheia de ideias, cheia de detalhes, cheia de surpresas. Gostaria de conhecer você.

    ResponderExcluir