quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Doce de Goiaba em Calda

Resolvi colocar um pouco de doçura na minha vida! Como adoro goiabas, (lembro que comia direto no pé, na casa de meus avós...) decidi então fazer delas um doce em calda, só de pensar na goiaba levemente adocicada e acompanhada de um queijinho fresco... hummmm!!!!!

Ingredientes:
Usei 16 goiabas vermelhas grandes e maduras, 2 xícaras de chá de açúcar e 1 copo (tipo americano) de água filtrada. Naturalmente, como gosto de especiarias, coloquei 2 cravinhos-da- Índia, na minha opinião esses opcionais dão um sabor especial! Para quem não curte o cravo-da-Índia, coloque uma canela em pau, ou um anis-estrelado, ou ainda, um cálice de vinho do Porto.

  • Como sei a proporção de açúcar para a quantidade de goiabas? Pese as frutas depois de descascadas e sem as sementes e adicione a mesma quantidade de açúcar.

Preparo:
Lave bem as goiabas, descasque e tire as sementes. Coloque numa panela de fundo grosso, leve ao fogo com o açúcar e as especiarias, sem adicionar a água inicialmente porque a própria fruta solta bastante líquido. Vá acrescentando a água aos poucos, a calda deve ficar levemente espessa e as goiabas não devem cozinhar demais, ou seja, devem permanecer íntegras. Caso opte pelo vinho do Porto, adicione quando o doce estiver no ponto, espere ferver e retire.
Irresistível não é???

Um comentário: