segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Ratatouille

Mais uma semana se passou....atrasei de novo, mas como prometi, decidi temperar o amargo e fiz uma versão de ratatouille com jiló, vale a pena experimentar!
E xô amarguras!!!!
Ingredientes:
1/2 cebola bem picadinha
2 dentes de alho laminados
1 xícara de purê de tomate
2 colheres de sopa de azeite
1 berinjela pequena
3 jilós (na versão original, abobrinha)
1 abobrinha de polpa amarela
1 Pimentão vermelho pequeno
Ramos de tomilho fresco
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Queijo de cabra cremoso, para servir (opcional)
Preparo:
Preaqueça o forno a 200º C.
Despeje o purê de tomate no fundo de uma assadeira oval. Junte os dentes de alho em fatias e cebola picada, misture uma colher de sopa de azeite e tempere o molho generosamente com sal e pimenta-do-reino.
Apare as pontas da berinjela, jiló e da abobrinha amarela. Apare as pontas do pimentão e retire o caroço cuidadosamente, deixando as bordas intactas, como um tubo.
Em uma mandolina, corte a berinjela, o jiló, a abobrinha e o pimentão vermelho em fatias muito finas.
Sobre o molho de tomate, coloque as fatias de vegetais de forma concêntrica a partir da aresta exterior para o interior da assadeira, sobrepondo-os alternadamente. Regue o azeite restante sobre os legumes e tempere generosamente com sal e pimenta-do-reino. Retire as folhas dos ramos de tomilho e salpique sobre os legumes.
Cubra a assadeira com um pedaço de papel manteiga cortado para caber dentro da forma.
Asse por aproximadamente 45 a 55 minutos, até que os vegetais estejam macios, mas ainda “al dente”. Eles não devem ficar escuros nas bordas, e você verá que o molho de tomate está borbulhando em torno dos vegetais.
Pode servir sozinho, ou acompanhado do queijo fresco de cabra por cima, ou com um pouco de pão francês amanhecido ralado, ou ainda em cima de uma polenta, cuscuz, ou qualquer outro  grão de sua escolha.

Dica: Para diminuir o amargor do jiló, basta colocar de molho em água e sal por 10 minutinhos.
smittenkitchen

2 comentários:

  1. Olá Simone,

    Vimos que você tem muitas e deliciosas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar WWW.TUASRECEITAS.COM.BR, um site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 170.000 receitas dos sites e blogs mais populares do Brasil.

    No site criamos a seção TOP BLOGS DE RECEITAS, um ranking de blogs onde você também pode cadastrar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso potente motor de pesquisa. Tuasreceitas.com.br tem mais de 80.000 visitantes únicos cada dia que procuram receitas em nosso site, gerando uma grande quantidade de tráfego para os blogs que fazem parte de nosso site. E o melhor é que você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Você gostaria de fazer parte desta grande família?

    Muito obrigado pela sua atenção e estamos à sua disposição!

    Wagner Silva
    Tuasreceitas.com.br

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Simone! temperar o amargo é a melhor maneira de dar a volta por cima!!!!! E parece que ficou bom demais!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir