segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Brunch e Vinhos Gasosos por "Receber+"

Tenho um grupo denominado "Receber+",  de 87 mulheres para as quais dou aulas de como receber, arrumar uma mesa para determinadas ocasiões, montar cardápios, harmonizar bebidinhas, também dou dicas de aproveitamento, comidinhas rápidas e mais uma série de coisinhas que ajudam minhas amigas a receber de uma forma agradável!
Semana passada, chamei aqui meu mestre de vinhos, o André Monteiro e pedi a ele para ensinar minhas meninas sobre espumantes (champagne, cava, prosecco, rosé, moscatos......) como abertura para minhas próximas aulas que serão sobre Brunch. Ao final da explicação de André, servi uma entradinha fria, um prato quente e uma sobremesa que se prestam ao "brunch" e harmonizavam com os espumantes que ele trouxe. Queria que as meninas soubessem diferenciar e saber o que mais se destacava com determinado espumante e vice-versa. Foi Fantástica!!!!! Deu muito certo! Então vou colocar aqui, os pratos que preparei e os espumantes que bebemos, depois passo as receitas de cada prato em outras postagens.

Espumates:





Prosecco DOC Tenta CA"BOLANI - Brut - Itália
- Um Prosecco elegante, com aromas florais e cremosos. Um belo frescor cítrico no final. A família Zonin tem suas videiras desde 1821! A empresa tradicional tornou-se um pequeno império de 1.800 hectares de vinhedos espalhados por toda a Itália. Tudo começou em Gambellara, uma pequena aldeia na província de Vicenza, no Veneto. Além disso, é sempre lá que são produzidos os vinhos fetiches Zonin: Amarone, Ripasso, Valpolicella e Prosecco.






Cava Codorníu Clasico - Espanha
De cor amarelo palha claro e vivaz com delicado perlage. Aromas frutados procedentes da assemblage de diferentes variedades e do envelhecimento da garrafa. Paladar equilibrado, fresco e agradável nível de acidez. Percebe-se notas de maçã e tostado. Composição: 40% Xarel.lo; 40% Macabeo; 20% Parellada.
O Grupo Codorníu elabora e distribui cavas e vinhos de qualidade, sendo o líder de vendas no mercado espanhol de cavas. É internacionalmente reconhecido como autoridade em viticultura e vinicultura. É o maior proprietário de vinhedos na Espanha (mais de 3000 hectares), possuindo inúmeras bodegas. ESPANHA Penedés é a maior e mais importante área demarcada para produção de vinhos na Catalunha, no nordeste da Espanha, próxima a Barcelona. No século 19, foi uma das primeiras regiões da Espanha a produzir vinhos em grande quantidade. A produção concentra-se no vale chamado Médio Penedés. Região de grande produção, fabrica a maior parte dos vinhos espumantes à base das uvas Macabeo (Viúra), Xarel-lo e Parellada. 






Santa Digna Rosé - Brut - Miguel Torres - Chile
Rosado com bolhas finas e persistentes. No aroma, notas de frutas vermelhas e cítricas predominam. Delicado, tem uma característica de muito frescor na boca. Santa Digna Estelado Rosé *O melhor espumante do Chile pela Wine of Chile Awards e pelo guia Descorchados 2012.










Salton Moscatel 
Elaborado com uvas da variedade Moscato. O mosto é fermentado em tanques herméticos de aço inoxidável (Método Asti) à baixa temperatura, com fermentos selecionados específicos para que o produto preserve os aromas primários da variedade.
Coloração amarelo claro esverdeado, brilhante, com espuma abundante e grande quantidade de finas borbulhas, nuances de aromas de flores cítricas, frutas tropicais, pêssego e maçã verde. Sabor levemente ácido cremoso e com um intenso frutado.






Comidinhas:









Ceviche






Polentinha mole com gorgonzola, damascos, pistache e parmesão












Verrine de Creme com Frutas Vermelhas





Um comentário: