segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Verrine de Creme com Frutas Vermelhas

Creme Patissière (creme de confeiteiro):
250 ml de leite integral
1/2 fava de baunilha
70 gr de açúcar refinado
25 gr de manteiga integral sem sal
1 ovo
2 gemas
20 gr de amido de milho

Preparo:
Numa vasilha dissolva o amido de milho com um pouco de leite frio. Adicione as gemas, o ovo e a metade do açúcar. Reserve.
Numa panela, ferva o leite com a fava de baunilha aberta, o restante do açúcar e a manteiga.
Sobre a mistura de ovos despeje parte do leite fervente (temperagem). Junte então as duas misturas e retorne ao fogo, mexendo sempre, até engrossar.
Despeje em assadeira, cubra com papel filme e resfrie.
Enquanto o creme resfria, bata um pouco de chantilly:

Ingredientes:
200 gr de creme de leite fresco bem gelado
30 gr de açúcar
Preparo:
Coloque o creme de leite fresco na tigela da batedeira, bata por alguns minutos e vá juntando o açúcar até o ponto de chantilly. Reserve na geladeira.

Quando os cremes estiverem bem gelados, junte o creme patissière ao chantilly com um batedor de arame e monte a sobremesa.
Frutas vermelhas:
Eu usei mirtilos, amoras silvestres, framboesa e morangos fatiados. Coloquei numa frigideira grande , em fogo baixo, com 1/4 de um copo americano de água e mel, reduzi um pouquinho, mas sem deixar as frutas se desmancharem, ou seja, elas permaneceram íntegras. Desliguei o fogo, esperei que esfriassem e montei a sobremesa.
Montagem:
Em taças pequenas (aquelas mais antigas de vinho branco ou vinho do Porto), coloque duas colheres bem cheias do creme gelado e uma colher cheia de frutas vermelhas. Leve para gelar por algumas horas e sirva.


Já postei antes uma sobremesa assim, com creme de confeiteiro e frutas vermelhas (aqui), a diferença está no preparo das frutas, na outra fiz uma compota com elas e aqui, apenas adocei com mel.

DIVINA!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário