domingo, 2 de fevereiro de 2014

Linguado com Frutas no Papillote e Risoto de Nozes

O Papillote é um processo de cozimento, feito embrulhando-se o alimento em papel manteiga ou papel alumínio, antes de levá-lo ao forno. Esse processo proprciona um cozimento quase sem perda de umidade ou dispersão de aroma, Pode ser usado em carnes, vegetais e frutas. É conhecido em italiano como "al cartoccio", literalmente, "no cartucho", significando pequeno embrulho de papel. Após o cozimento pode ser servido ainda embrulhado ou fora do papel. (fonte: "Pequeno Dicionário de Gastronomia")

Eu queria uma receita leve, delicada, passei os olhos pela cozinha e logo vi as frutas, maçã, pera e pêssego. Foi assim que decidi fazer o peixe com essas frutas:
Ingredientes
1 maçã cortada em tiras com 3 milímetros de espessura 
1 pera cortada em tiras com 3 milímetros de espessura
1 pêssego cortados em tiras mais grossas (1/2 cm)
4 filés de linguado
1 cebola em anéis finos
Folhas de manjericão e tomilho
Sal e pimenta-do-reino a gosto
30 g de manteiga integral
1 colher de sopa de azeite
Papel alumínio
Preparo
Corte 1 quadrado grande de papel alumínio. Abra o papel alumínio, coloque as frutas cortadas em lâminas, os anéis finos de cebola, os filés de peixe temperados com sal e pimenta-do-reino, as folhas rasgadas de manjericão e as folhinhas de tomilho. Regue o limão e o azeite. Distribua a manteiga em pequenos pelotinhos. Dobre a metade do papel, juntando as extremidades. Feche o alumínio como um pacote, sem deixar nenhuma "brechinha". Leve ao forno preaquecido por 20 minutos.


Eu pensei num risoto para acompanhar o linguado, então, fiz de nozes com um leve toque de gorgonzola. Pensem...frutas e gorgonzola + nozes......ah, acreditem, prá lá de fantástico!
Ingredientes
1 cebola média picadinha
50g de manteiga
1 xícara (chá) de arroz arbóreo (próprio para risoto)
1 xícara de café de vinho do Porto
3 xícaras (chá) de caldo de legumes
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
3 colheres (sopa) de nozes sem casca picadas
80g de queijo gorgonzola
Preparo
Refogue a cebola na manteiga, acrescente o arroz, o vinho  e mexa sem parar, até o vinho evaporar. Adicione o caldo de legumes em três partes, não parando de mexer após cada adição. Derrame a primeira parte e, quando todo o líquido for absorvido, junte a segunda. Ponha a terceira porção de caldo e o gorgonzola. Mexa bem. Retire do fogo e finalize o prato, adicionando o parmesão e as nozes. Sirva imediatamente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário